222 prefeitos e 2.033 vereadores tomam posse hoje na Paraíba

Primeiro dia do ano terá posses em todo o Estado. Em JP, Ricardo Coutinho será reconduzido ao cargo às 17h. Confira como serão as posses em outras cidades.

Adja Brito, do Jornal da Paraíba

O dia desta quinta-feira (1º) será movimentado nos 233 municípios paraibanos. É que acontece, durante todo o dia, a posse de 222 prefeitos, 222 vice-prefeitos, um presidente de Câmara Municipal como prefeito e 2.033 vereadores que se preparam para um mandato de quatro anos.

Em São Bentinho, o prefeito reeleito Francisco Andrade Carreiro (PR) sofreu um acidente de moto, mas assessores garantem que mesmo enfaixado, ele participará da solenidade. Já em São José do Sabugi, quem deve assumir é o presidente da Câmara de Vereadores, já que serão realizadas novas eleições no município por determinação do Tribunal Superior Eleitoral.

O prefeito eleito de São José do Sabugi, Manoel Domiciano Dantas (Manoelzinho), teve o registro de candidatura indeferido e o recurso negado junto à Corte Superior Eleitoral. O vereador Francisco de Medeiros (PSDB), o “Tantico”, candidato único, será eleito às 8h presidente da Câmara de São José do Sabugi. Em seguida, ele se licencia e assume a Prefeitura em solenidade às 9h. Ele permanecerá à frente do cargo até que a Justiça defina a data das novas eleições.

Dos prefeitos eleitos em outubro passado, 77 foram reeleitos e 146 são novatos, o que representa uma renovação de 65,47% no Poder Executivo. Já para o Poder Legislativo municipal, serão 1.061 novos vereadores e 972 reeleitos, uma renovação de 52%. Em todo o Estado, o procedimento de posse segue o mesmo rito: vereadores assumem seus cargos, elegem a Mesa Diretora e o presidente da Câmara Municipal empossa o prefeito. Os vereadores tomam posse na sede da Câmara. Alguns prefeitos também tomam posse nesses locais, outros, preferem realizar uma cerimônia à parte, em um outro lugar.

Como é o caso do prefeito reeleito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), que será reconduzido ao cargo às 17h, em cerimônia realizada na Estação Ciência, situada no Altiplano Cabo Branco, juntamente com o vice-prefeito eleito, Luciano Agra (PSB). Logo após, haverá queima de fogos e show do cantor e compositor Fuba, ex-vereador da capital que não conseguiu se reeleger no último pleito.

Jota Júnior (PMDB), prefeito reeleito de Bayeux, tomará posse às 10h, no plenário da Câmara Municipal. A solenidade acontecerá depois da posse dos vereadores eleitos no último pleito, ocasião em que também será formada a nova Mesa Diretora da Casa. Para o mandato que se inicia em janeiro, o prefeito Jota Júnior pretende focar as atenções nas obras de habitação, saúde e de esgotamento sanitário da cidade. Em seus últimos discursos, ele também reforçou que as diferenças foram superadas e que 2009 será um ano de muito trabalho. “Não tive quase 30 mil votos à toa. Vou continuar me esforçando para não decepcionar a confiança do meu povo”, revelou o prefeito.

Para a posse do prefeito de Caaporã – litoral sul paraibano – João Soares Batista (PMDB), foi preparada uma programação, começando com uma missa em ação de graças, às 10h, e logo após, por volta das 11h, acontecerá a solenidade de posse. O deputado estadual Rodrigo Soares (PT) vai prestigiar a cerimônia. A solenidade de posse da prefeita de Guarabira, Fátima Paulino (PMDB), será às 17h, na Prefeitura. Logo após, a prefeita reeleita se dirige para seu gabinete onde discursa. O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) acompanha toda a solenidade.

Clique para saber mais sobre as posses nos seguintes municípios:

Bayeux

Campina Grande

Matinhas

Sousa