Novas eleições em cidades da Paraíba voltam à pauta do TSE

Eleições suplementares em Itapororoca e Marcação serão analisadas pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Ministro Marco Aurélio, relator dos casos, já pediu para os julgamentos.

Lenilson Guedes
Do Jornal da Paraíba

As eleições suplementares em Itapororoca e Marcação serão analisadas pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Marco Aurélio, relator dos dois casos, já pediu pauta para os julgamentos. O Pleno do TSE analisará o mandado de segurança impetrado pelo Partido Progressista (PP) de Itapororoca contra a resolução n.º 16/2010 do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que marcou as eleições no município para o dia 3 de abril de 2011.

O pleito foi suspenso em fevereiro pelo ministro Marco Aurélio, que concedeu liminar ao mandado de segurança impetrado pelo partido. Ele agora colocará para análise o mérito da questão. A cidade de Itapororoca vem sendo administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Erilson Cláudio.

Na eleição de 2008, o mais votado no pleito, Adamastor Madruga, teve a candidatura impugnada e não pôde assumir a prefeitura. O segundo mais votado, Celso Moraes, ainda chegou a assumir, mas depois foi afastado pela Justiça Eleitoral.

A nova eleição está sub judice uma vez que o PP alega que o Tribunal Regional Eleitoral deveria determinar a escolha do novo prefeito por meio da Câmara Municipal e não pelo voto direto da população. O argumento é que, no segundo período do mandato eletivo, a eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito, em qualquer hipótese, deverá ser feita pelo Poder Legislativo Municipal na forma da lei.

Marcação

O ministro Marco Aurélio é relator também do processo que trata das eleições no município de Marcação, no Litoral norte do Estado.

O pleito, marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral para o dia 3 de abril, foi suspenso pelo ministro no dia 29 de março, acatando um pedido de liminar do Partido dos Trabalhadores. Marco Aurélio pediu pauta para julgar o mérito pelo plenário da Corte.