Prefeitáveis firmam compromisso de praticar sustentabilidade

Carta Compromisso, se responsabilizando a implantar práticas de sustentabilidade, foi assinada por 13 candidatos a prefeito da Paraíba.

Treze prefeitáveis da Paraíba participaram ontem do lançamento do programa Cidades Sustentáveis da Paraíba. Eles assinaram uma Carta Compromisso se responsabilizando a implantar práticas de sustentabilidade em suas gestões, caso sejam eleitos. Nacionalmente, o programa é organizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e pela Rede Nossa São Paulo. Na Paraíba, a realização é do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) e Instituto Soma Brasil. O lançamento aconteceu no auditório da Receita, com palestra do coordenador do programa, Oded Grajew.

Os sete candidatos a prefeito de João Pessoa – Antônio Radical (PSTU), Cícero Lucena (PSDB), Estelizabel Bezerra (PSB), José Maranhão (PMDB), Lourdes Sarmento (PCO), Luciano Cartaxo (PT) e Renan Palmeira – se comprometeram a desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da capital. Além deles, assinaram a Carta dois candidatos de Campina Grande – Guilherme Almeida (PSC) e Sizenando; três de Cabedelo – Paulo Nogueira, Luceninha e Welligton Brito; e Zenóbio Toscano, candidato em Guarabira.

Conforme explicou o coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, ao assinar a Carta Compromisso, os pré-candidatos ao cargo de prefeito estarão de acordo com as ferramentas propostas pelo Programa Cidades Sustentáveis.

Se eleitos, deverão estar dispostos a incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade. “Além disso, também deverão prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo”, completou.

Apesar de estar longe de atingir a adesão de candidatos dos 223 municípios da Paraíba, o presidente do Focco e chefe da Controladoria-Geral da União na Paraíba, Alberto Silva, disse que a assinatura por parte de alguns prefeitáveis é um início otimista para o desenvolvimento sustentável das cidades. Já a coordenadora do Instituto Soma Brasil, Karine Oliveira, disse que a expectativa é de que mais candidatos assinem a carta até as eleições: “Estamos surpresos positivamente porque em João Pessoa tivemos 100% de adesão. A carta compromisso não se esgota com o evento, até as eleições os candidatos poderão fazer as suas adesões, pela internet", afirmou.