TRE cassa vereador infiel de Remígio

Decisão, por unanimidade, foi tomada durante o julgamento de uma ação de perda de mandato eletivo proposta pelo PPS.

Mais um político infiel foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Na sessão de ontem, os membros da Corte cassaram o mandato do vereador Alberto Moreira Marques, da cidade de Remígio. A decisão, por unanimidade, foi tomada durante o julgamento de uma ação de perda de mandato eletivo proposta pelo Partido Popular Socialista (PPS). O TRE-PB determinou a posse imediata do suplente.

O parlamentar deixou o PPS em outubro de 2011 para se filiar ao Partido Liberal (PL). Na ação, o PPS alega que ele deixou as hostes partidárias sem que tenha havido justa causa. Em sua defesa, o vereador alegou que houve grave discriminação pessoal, razão pela qual justificaria sua desfiliação do partido.

A Resolução nº 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral diz que o partido político interessado pode pedir na Justiça Eleitoral a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Pelo texto, considera-se justa causa a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou o desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.

Em seu parecer, o Ministério Público Eleitoral destacou que o vereador Alberto Moreira não conseguiu provar que teria sofrido grave discriminação pessoal. Segundo o MPE, as testemunhas arroladas pelo parlamentar sequer compareceram para depor em seu favor. “O requerido arrola testemunhas da grave discriminação pessoal alegada, mas estas não comparecem à audiência de inquirição”.

O parecer do Ministério Público, assinado pelo procurador regional eleitoral Yordan Moreira Delgado, foi pela procedência do pedido de cassação, com a posse imediata do primeiro suplente do partido. O relator do processo, desembargador José Di Lorenzo Serpa, votou seguindo o parecer do órgão, no que foi acompanhado pelos demais membros da Corte do tribunal.