Protestos contra a classe política marcam desfiles do carnaval de São Paulo e do Rio

Escolas criticam políticos e juízes e compararam presidente Michel Temer a um vampiro.

Alegoria remete ao presidente Michel Temer.
carnaval
Carro da X-9 Paulistana.

Foram muitos os protestos contra a classe política nos desfiles das escolas de samba do carnaval de Rio de Janeiro e São Paulo, que aconteceram neste fim de semana e seguem até esta segunda-feira (12). As provocações vão de temas que criticam o moralismo de alguns políticos até caricaturas do presidente Michel Temer.

Em São Paulo, a X-9 Paulistana, que desfilou no sábado (10), trouxe um carro com referências à corrupção dos políticos. No carro ‘A Casa da Mãe Joana’, os integrantes estavam vestidos de juízes e políticos com malas de dinheiro e notas na cueca. Alguns tinham o terno sujo de lama e usavam a faixa presidencial.

Já no Rio de Janeiro, a Paraíso do Tuiuti trouxe na madrugada desta segunda o enredo ‘Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?’. No último carro alegórico, um dos destaques era o ‘Vampiro do Neoliberalismo’, representado por um vampiro usando a faixa presidencial. O vampiro foi interpretado pelo professor de história Léo Morais.

CARNAVAL
Alegoria da Paraíso do Tuiuti remete ao presidente Michel Temer.

“Eu acho que a gente está fazendo uma coisa que todo mundo quer. Todo mundo quer botar pra fora, as pessoas querem gritar o ‘Fora Temer’, as pessoas querem se manifestar”, explicou Léo.

A reforma trabalhista foi mencionada na sinopse do enredo da escola, que traça um paralelo da escravidão com os dias atuais. “Segue vivendo espreitada no antigo pensamento de ‘nós’ e ‘eles’ e não nos permite enxergar que estamos todos no mesmo barco, no mesmo temeroso tumbeiro, modernizando carteiras de trabalho em reformadas cartas de alforria”, diz um trecho.

carnaval
Manifestantes fantoches da Paraíso do Tuiuti.

Além disso, a escola levou para a Sapucaí uma ala de ‘manifestantes fantoches’, uma ironia referente aos manifestantes que pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A Mangueira, por sua vez, teceu críticas indiretas ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Taxado de ‘prefeito anticarnavalesco’, Crivella – que é evangélico e reduziu o financiamento para as escolas de samba – foi alvo do enredo que canta “Pecado é não brincar o carnaval”.

Protestos devem continuar na segunda noite de desfiles no Rio

A Beija-Flor de Nilópolis, que desfila na madrugada de terça-feira (13) também fará críticas sobre temas políticos. No enredo ‘Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu’, a escola ampliará ainda mais as críticas para os temas de intolerância social, política, étnica e religiosa.