MPs pedem que 69 cidades analisem possibilidade de 'adesão ao feriadão' de Campina Grande

Objetivo é ampliar ação para diminuir transmissão da Covid-19 na região polarizada por Campina

MPs pedem que 69 cidades analisem possibilidade de 'adesão ao feriadão' de Campina Grande
Foto: Ascom

O exemplo de Campina Grande, que estabeleceu um ‘feriadão’ a partir do próximo sábado (30) para tentar minimizar a curva de crescimento de casos de coronavírus, deverá ser seguido por outros municípios paraibanos. Ontem representantes do Ministério Público Federal, do Trabalho e do Ministério Público Estadual enviaram um ofício para 69 prefeituras da região, pedindo que os gestores analisem a possibilidade de antecipação de feriados para o mesmo período. A recomendação, inclusive, já foi seguida pela prefeitura de Puxinanã, que determinou a antecipação das datas.
Para os MPs, a ação em conjunto vai ampliar as chances de bons resultados da medida, já que os pacientes dessas cidades com Covid-19 são atendidos pelos serviços de saúde de Campina Grande. O município já registrou 1025 casos confirmados da doença.
O decreto municipal que estabelece o ‘feriadão’ do coronavírus, em Campina Grande, determina a antecipação dos feriados de 24 de junho (Dia de São João) e 05 de agosto (Fundação da Paraíba), além da data de Corpus Christi (11 de junho). Lojas, feiras livres, mercados públicos, o transporte coletivo e por aplicativo não deverão funcionar; salvo algum tipo de excepcionalidade, no caso dos transportes. Supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis abrirão as portas – de acordo com a prefeitura.
Os municípios são: 
Alagoa Grande, Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó, Sossêgo, Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Zabelê, Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Gado Bravo, Natuba, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, Umbuzeiro, Assunção, Boa Vista, Fagundes, Juazeirinho, Livramento, Massaranduba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Santo André, Serra Redonda, Soledade, Taperoá e Tenório.