Famup teme impacto do fim do Auxílio Emergencial na economia de 72,5% dos municípios da Paraíba

Maioria dos municípios paraibanos depende de repasses do Governo. Em alguns, recursos injetados pelo Auxílio são maiores que FPM

Famup teme impacto do fim do Auxílio Emergencial na economia de 72,5% dos municípios da Paraíba
Foto: reprodução

O fim do Auxílio Emergencial deverá provocar efeitos em todo o país. Mas nas cidades menores, que não têm uma economia autossustentável, o impacto será ainda maior. No caso da Paraíba, 72,5% dos municípios são considerados de pequeno porte e dependem, quase totalmente, de repasses do Governo Federal e da ajuda de outros entes.
Em alguns casos, o volume de recursos injetado pelo Auxílio Emergencial é superior aos repasses mensais do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.
O cenário tem preocupado a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup). O presidente da entidade, George Coelho, disse que vai acionar a bancada federal paraibana pedindo a continuidade do Auxílio.

“Pensamos que o Auxílio deve continuar. Os municípios estão para enfrentar uma recessão”, alertou Coelho.

A Paraíba tem hoje 223 municípios. Deles, 67 têm menos de 5 mil habitantes. Em grande parte dessas cidades o fim do benefício pago pelo Governo Federal será como um ‘tsunami’ para a economia local, diante da falta de perspectivas e do desemprego ampliados pela pandemia.