Cícero confirma cancelamento do Folia de Rua e Carnaval Tradição em João Pessoa

Uma programação para 2022 já está sendo organizada pela Funjope, afirmou o prefeito.

Foto: divulgação/Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta segunda-feira (18) o cancelamento da edição 2021 do Folia de Rua e do Carnaval Tradição não será realizada este ano devido a pandemia da covid-19. A decisão da atual gestão em cancelar os festejos carnavalescos na capital havia sido antecipada ao JORNAL DA PARAÍBA pelo diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, na última quarta-feira (13).

“Um anúncio difícil, mas necessário. Estamos suspendendo as festividades carnavalescas da nossa cidade. Um ato de responsabilidade e cuidado com a população diante da situação atual de pandemia, pontuou o prefeito da capital, em entrevista coletiva no Paço Municipal.

Cícero Lucena disse que suspendeu a festa este ano, mas a sua equipe já está planejando a edição 2022, quando se espera que a cidade esteja livre da pandemia. “Estamos prezando a vida. Vamos silenciar essa importante festa este ano, mas tiraremos essa lição e começaremos a preparar o Carnaval no próximo ano. Vamos construir um grande Carnaval para o próximo ano com respeito e diálogo com todos os envolvidos e a população de João Pessoa”, destacou o prefeito.

Cícero Lucena também levantou a possibilidade de suspender o feriado de carnaval para evitar aglomeração. A proposta teria sido aventada pelo Consórcio Nordeste, mas o prefeito disse que só a cautela e os números da pandemia é quem poderão definir a necessidade. De todo modo, o prefeito pediu que blocos e agremiações carnavalescas tenham o bom senso e não realizem programas alternativas para que não haja aglomeração de pessoas.

Programação alternativa

Assim como antecipado por Marcus Alves, uma programação virtual alternativa será realizada pela prefeitura em apoio ao grupos carnavalescos. Desta forma, a Funjope vai preparar uma série de cursos e capacitações com o objetivo de construir uma festa forte, preservando a tradição, mas também abrindo a festa no sentido de fortalecer o turismo. Essa programação só deve acontecer no segundo semestre.

O prefeito de João Pessoa no entanto, descartou qualquer possibilidade de conceder mais algum auxílio financeiro às agremiações carnavalesca por ausência de previsão legal. Tradicionalmente a prefeitura da capital patrocinava os blocos com apoio em dinheiro para a realização da festa.