POLÍTICA
Cícero confirma cancelamento do Folia de Rua e Carnaval Tradição em João Pessoa
Uma programação para 2022 já está sendo organizada pela Funjope, afirmou o prefeito.
Publicado em 18/01/2021 às 12:28 | Atualizado em 18/01/2021 às 17:39
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta segunda-feira (18) o cancelamento da edição 2021 do Folia de Rua e do Carnaval Tradição não será realizada este ano devido a pandemia da covid-19. A decisão da atual gestão em cancelar os festejos carnavalescos na capital havia sido antecipada ao JORNAL DA PARAÍBA pelo diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, na última quarta-feira (13).
"Um anúncio difícil, mas necessário. Estamos suspendendo as festividades carnavalescas da nossa cidade. Um ato de responsabilidade e cuidado com a população diante da situação atual de pandemia, pontuou o prefeito da capital, em entrevista coletiva no Paço Municipal.
Cícero Lucena disse que suspendeu a festa este ano, mas a sua equipe já está planejando a edição 2022, quando se espera que a cidade esteja livre da pandemia. "Estamos prezando a vida. Vamos silenciar essa importante festa este ano, mas tiraremos essa lição e começaremos a preparar o Carnaval no próximo ano. Vamos construir um grande Carnaval para o próximo ano com respeito e diálogo com todos os envolvidos e a população de João Pessoa”, destacou o prefeito.
Cícero Lucena também levantou a possibilidade de suspender o feriado de carnaval para evitar aglomeração. A proposta teria sido aventada pelo Consórcio Nordeste, mas o prefeito disse que só a cautela e os números da pandemia é quem poderão definir a necessidade. De todo modo, o prefeito pediu que blocos e agremiações carnavalescas tenham o bom senso e não realizem programas alternativas para que não haja aglomeração de pessoas.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Cícero Lucena (@cicerolucena)
Programação alternativa
Assim como antecipado por Marcus Alves, uma programação virtual alternativa será realizada pela prefeitura em apoio ao grupos carnavalescos. Desta forma, a Funjope vai preparar uma série de cursos e capacitações com o objetivo de construir uma festa forte, preservando a tradição, mas também abrindo a festa no sentido de fortalecer o turismo. Essa programação só deve acontecer no segundo semestre.
O prefeito de João Pessoa no entanto, descartou qualquer possibilidade de conceder mais algum auxílio financeiro às agremiações carnavalesca por ausência de previsão legal. Tradicionalmente a prefeitura da capital patrocinava os blocos com apoio em dinheiro para a realização da festa.
Comentários