Politizades: Entenda as diferenças entre esquerda, direita e centro na política

Iasmin Soares mostra o que define e o que diferencia os posicionamentos políticos.

Direita, esquerda e centro. Essas palavras têm tudo a ver com política. Cada uma delas representa um espectro político. O Politizades aborda o que define e o que diferencia os posicionamentos políticos. 

Tudo começou lá na revolução francesa, no século XVIII, quando  os parlamentos formados por toda a França entre 1789 e 1799 eram organizados com os representantes da aristocracia se sentando à direita e os comuns à esquerda do orador. Os aristocratas defendiam os privilégios da igreja e a sociedade de classes que existia no antigo regime, ou seja, eram conservadores no sentido de manter as estruturas sociais vigentes até então. Já os que se sentavam à esquerda representavam os interesses da burguesia, a classe que pagava as contas tanto da aristocracia como da igreja, mas que até aquele momento não tinha poder político.  Nessa época os trabalhadores e camponeses  não eram representados nessas assembleias. 

Há algumas ideias que vieram daquela época e permanecem até hoje sobre a esquerda e a direita. De acordo com os estudiosos da área, a esquerda tem o coletivismo, igualdade e maior intervenção do estado. Já a direita tem como ideias a liberdade, o individualismo, e menor intervenção do estado. 

O pessoal da política costuma chamar os posicionamentos políticos partidários de: extrema esquerda, esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema direita. Vamos imaginar que isse espectro é uma linha e quem fica no final de cada lado é considerado o mais radical. O posicionamento político significa não só um lugar onde os partidos estão, é também tomar decisões que de alguma forma podem afetar a sociedade em que vivemos. Entender o posicionamento político que você mais se identifica é importante para saber quais os candidatos apoiar nas eleições, e também para definir seus ideais ao longo da vida.

O ‘Politizades’, comandado por Iasmin Soares, preparou um vídeo sobre posicionamento político, O conteúdo vai além do posicionamento político partidário. Confira abaixo.