POLÍTICA
21 deputados são a favor da criação do TCM na Assembleia
Criação da corte já conta com os votos do presidente, Adriano Galdino, e de mais 20 parlamentares. Oposicionistas consideram um "escárnio" a instalação do tribunal.
Publicado em 09/12/2015 às 7:15
Cercado por disputas pelo poder, negociatas, viagens e reuniões secretas, a Assembleia Legislativa realiza hoje um audiência pública para discutir a criação do Tribunal de Contas dos Municípios da Paraíba (TCM). Antes mesmo de chegar à Assembleia, a Proposta de Emenda à Constituição para criação do tribunal já causou divergências internas nas bancadas governistas e de oposição. Além do presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), pelo menos 20 parlamentares já anunciaram que são a favor da criação do TCM.
De um lado, os oposicionistas criticam a criação de um novo tribunal, consideram um “escárnio”, uma “vergonha” para o Estado. Do outro, os governistas defendem o TCM, argumentam que não trará novos custos para o Estado e não economizam nas críticas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). De olho em uma das sete vagas para conselheiro, alguns deputados já fazem campanha no plenário pelo voto dos colegas.
Contudo, apesar das avançadas discussões, em nenhuma das duas bancadas há uma decisão unânime sobre o TCM. Na bancada de oposição, Janduhy Carneiro (PTN) divergiu do entendimento da maioria e afirmou ser a favor do novo tribunal. Na bancada do governo, a divergência atende pelo nome de Anísio Maia (PT), responsável por propor a realização da audiência pública agendada para hoje.
Confira como votam os deputados
A favor do TCM
Adriano Galdino (PSB)
Hervázio Bezerra (PSB)
Antônio Mineral (PSDB)
Bosco Carneiro (PSL)
Cio Roberto (PR)
Charles Camaraense (PSL)
Edmilson Soares (PEN)
Emano Santos (PTN)
Galego Sousa (PP)
Inácio Falcão (PT do B)
Olenka Maranhão (PMDB)
Zé Paulo (PCdoB)
Ricardo Barbosa (PSB)
Nabor Wanderley (PMDB)
Janduhy Carneiro (PTN)
João Gonçalves (PSD)
Buba Germano (PSB)
Estela Bezerra (PSB)
Jeová Campos (PSB)
Jullys Roberto (PEN)
Gervásio Maia (PMDB)
Contra o TCM
Daniella Ribeiro (PP)
Anísio Maia (PT)
Tovar Correia (PSDB)
Camila Toscano (PSDB)
Raniery Paulino (PMDB)
Bruno Cunha Lima (PSDB)
Frei Anastácio (PT)
Arnaldo Monteiro (PSC)
Dinaldinho (PSDB)
José Aldemir (PEN)
Manoel Ludgério (PSD)
Renato Gadelha (PSC)
Indecisos
Jutay Menezes (PRB)
Arthur Filho (PRTB)
Ricardo Marcelo (sem partido)
Comentários