POLÍTICA
Com manobra de Tião, Galdino se elege presidente para os dois biênios da Assembleia Legislativa da Paraíba
Tião surpreende e indica socialista para também presidir segundo biênio, que aceita "convite".
Publicado em 01/02/2019 às 12:04 | Atualizado em 01/02/2019 às 19:51
Após a posse da nova composição da Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã desta sexta-feira (1º), o deputado Adriano Galdino (PSB) foi confirmado como presidente da nova Mesa Diretora da Casa para os dois próximos biênios - 2019/2020 e 2021/2022. O socialista foi escolhido por unanimidade pelos 36 deputados empossados para o biênio e com 23 votos para o segundo biênio, derrotando Hervázio Bezerra (PSB) que era o favorito para o cargo.
Primeiro biênio
Logo após a primeira eleição, Adriano Galdino agradeceu a confiança dos colegas de parlamento. "Que possamos juntos buscar uma paraíba melhor e mais justa para todos nós", declarou. Já em discurso, após divulgação dos integrantes da nova Mesa, o presidente ressaltou que todos sabem da sua lealdade ao projeto político do PSB mas que não é submisso a ninguém. "Sou leal, sou amigo, mas submisso jamais. Os senhores terão de mim um presidente parceiro, que vai cumprir o regimento, para que possamos atender ao anseios do povo", pontuou.
A composição do Mesa para o biênio 2019/2020 foi fechada por Adriano Galdino na quinta-feira (31) após um acordo com a oposição para montagem de uma chapa única e eclética e não houve novidades. Dos noves cargos, a oposição indicou dois titulares – Camila Toscano (2º vice-presidente) e Walber Virgolino (3º vice-presidente) – e dois suplentes – Moacir Rodrigues e Galego de Souza. Os demais cargos vão ser ocupados por parlamentares da bancada governista.
Segundo biênio
Em relação ao biênio 2021/2022, a maioria dos governistas apostaram na chapa encabeçada pelo então líder da bancada, deputado Hervázio Bezerra. O também governista Tião Gomes (Avante), no entanto, que havia colocado seu nome para a disputa, surpreendeu a todos ao indicar uma chapa independente com seu nome como vice-presidente e do presidente Adriano Galdino para a reeleição. Tião teve o apoio dos membros da bancada da oposição e conseguiu vencer Hervázio, que só obteve 13 votos.
Esta é a segunda vez que Adriano Galdino conduz a Assembleia Legislativa. O socialista presidiu a Mesa Diretora no primeiro biênio do segundo mandato de Ricardo Coutinho (PSB).
Lideranças
Com a movimentação para eleição de Hervázio Bezerra para presidir a Assembleia a partir de 2021, o governador João Azevêdo (PSB) decidiu contemplar o deputado Ricardo Barbosa (PSB) como líder do governo neste início de legislatura. No ano passado, Barbosa tentou emplacar uma mudança no Regimento Interno da Assembleia para impedir a antecipação da eleição do segundo biênio da Casa, mas foi barrado por articulação do então governador Ricardo Coutinho.
Na ala da oposição, a liderança está sendo disputada pelo deputado veterano Raniery Paulino (MDB) e o estreante Walber Virgolino (PSL).
Confira a composição das Mesas Diretorias da Assembleia:
Mesa biênio 2019/2020:
Presidente : Adriano Galdino (PSB)
1º Vice-presidente : Genival Matias (Avante)
2º Vice-presidente : Manoel Ludgério (PSD)
3º Vice-presidente : Inácio Falcão (PCdoB)
4º Vice-presidente : Camila Toscano (PSDB)
1º Secretário : Nabor Wanderlley (PRB)
2º Secretário : Bosco Carneiro (PPS)
3º Secretário : Edmilson Soares (PSB)
4º Secretário: Walber Virgolino (Patriotas)
1º Suplente : Moacir Rodrigues (PSL)
2º Suplente : Galego de Souza (PP)
3º Suplente: Drª. Paula (PP)
4º Suplente: Caio Roberto (PR)
Mesa biênio 2019/2020:
Presidente : Adriano Galdino (PSB)
1º Vice-presidente : Tião Gomes (Avante)
2º Vice-presidente : João Henrique (PSDB)
3º Vice-presidente : Felipe Leitão (Patriotas)
4º Vice-presidente : Galego de Souza (PP)
1º Secretário : Nabor Wanderlley (PRB)
2º Secretário : Bosco Carneiro (PPS)
3º Secretário : Drª Paula (PP)
4º Secretário: Anderson Monteiro (PSC)
1º Suplente : Camila Toscano (PSDB)
2º Suplente : Moacir Rodrigues (PSL)
3º Suplente: Caio Roberto (PR)
4º Suplente: Walber Virgulino (PSL)
Comentários