POLÍTICA
Agência de Regulação vai avaliar aumento na tarifa de água
Agência Reguladora da Paraíba (ARPB) discute nesta tarde o pedido de reajuste de 9,69% feito por Deusdete Queiroga, presidente da Cagepa.
Publicado em 01/08/2012 às 9:17
A Agência de Regulação da Paraíba (ARPB) definirá na tarde desta quarta-feira (1°) se aprova o pedido de reajuste da tarifa de água, cobrada pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O reajuste proposto pelo presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, é de 9,69%. Na terça-feira (31), sete dos oito membros do conselho da ARPB discutiram a proposta de aumento na tarifa de água, mas de acordo com o diretor-presidente da ARPB, José Otávio Maia, não houve consenso sobre o percentual.
Segundo José Otávio Maia, alguns membros aprovaram o reajuste proposto pelo presidente da Cagepa, outros sugeriram um menor e apenas um dos membros foi contra. “Parte dos membros concordou com o aumento, outros propuseram um reajuste de 7,69%, e um dos membros, o deputado Gervásio Maia, que integra o conselho como membro da Assembleia Legislativa, foi contra qualquer reajuste. Por isso iremos levar para a diretoria para definir isto”, comentou. No ano passado, o reajuste feito pela Companhia foi de cerca de 16,9%.
Para Gervásio Maia, a Cagepa deveria cobrar as dívidas que as grandes empresas possuem com a companhia, ao invés de aumentar o valor da tarifa à população que paga rigorosamente em dia. “Caberá agora a diretoria da Agência (de Regulação da Paraíba) decidir se vai haver e, havendo o reajuste, de quanto vai ser. Não posso concordar com um aumento de 9,6% quando a inflação no período teve uma taxa menor e quando o salário do funcionalismo público teve um aumento de menos de 3%. Deveriam sim, buscar o que tem para receber dos ricos. Das empresas que faturam bilhões e que estão tendo a complacência da Cagepa com suas dívidas”, completou o deputado.
O relatório feito após a reunião entre os membros do conselho da ARPB e o pedido do governo, feito pelo presidente da Cagepa, serão discutidos pela diretoria da Agência de Regulação da Paraíba às 16h desta quarta. A Assembleia Legislativa do estado deve votar nesta quarta-feira o pedido de empréstimo para a Cagepa, com o objetivo de sanear dívidas.
Comentários