icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Agentes de endemias de João Pessoa protestam na Câmara Municipal

Manifestantes reinvindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Publicado em 19/09/2017 às 10:45

Os agentes de endemias de João Pessoa realizam, na manhã desta terça-feira (19), um protesto na Câmara Municipal de João Pessoa. Os manifestantes reinvindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

De acordo com a presidente do sindicato da categoria, Célia Marques, os agentes estão há cinco anos sem aumento de salário. "A única gratificação que a gente tinha, de 200 reais, ele retirou", denunciou. "Além disso não temos fardamento e nem protetor solar para trabalhar". Segundo ele, atualmente existem 360 agentes de endemias e 1600 agentes comunitários na capital.

Os agentes já realizaram manifestações na Secretaria de Saúde do município, na avenida Epitácio Pessoa, e em frente ao Centro Administrativo da capital, no bairro de Água Fria, na segunda-feira (18). "Amanhã vamos ter que ir até a residência de Luciano Cartaxo para ver se ele nos dá uma resposta", afirmou Marques.

O líder da situação, Fernando Milanez (PTB), informou que vai ser reunir com os agentes ainda hoje para apresentar as propostas enviadas pela prefeitura. O governista disse que recebeu informação do prefeito de que vai pagar trimestralmente o PMac, mesmo o governo federal pagando o dinheiro apenas anualmente e apenas para o PSF bem avaliado.
Com relação a outro ponto da pauta, que é o material de trabalho, Milanez disse que a licitação de um dos equipamentos será encerrado em setembro e outra em outubro. "Mas a maior parte deles, inclusive os protetores solares, já foi entregue. Não entendo a queixa", comentou. O líder da oposição, Bruno Farias (PPS), acusou a prefeitura de ser uma "ilha da fantasia" e cobrou providências. "Governo de Cartaxo não passa de uma fábrica de mentiras, todas as vezes que esses trabalhadores vão ao governo eles saem com uma promessa. Todas as vezes que os trabalhadores dão um crédito de confiança ao governo, esse crédito é quebrado".

O diretor de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Silvio Ribeiro, afirmou que a Secretaria está aberta a negociações e que aguarda a formulação de uma comissão para discutir o assunto. Ele acrescentou que a questão do aumento salarial é definida apenas pelo Ministério da Saúde, que a prefeitura já abriu um processo licitatório para a aquisição de novos fardamentos e negou que a falta de protetor solar para os trabalhadores.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp