POLÍTICA
Aguinaldo Ribeiro confia em acordo sobre royalties
Aguinaldo Ribeiro (PB) acredita que partilha dos royalties ocorra de uma maneira consensual no Congresso Nacional.
Publicado em 12/10/2011 às 6:30
O líder do PP na Câmara Federal, Aguinaldo Ribeiro (PB), mostrou-se favorável a um entendimento para que a partilha dos royalties (percentual destinado por parte do governo federal aos Estados produtores de petróleo) ocorra de uma maneira consensual no Congresso Nacional. No entendimento de Aguinaldo, a Paraíba, como um Estado não produtor, se junta a outros 23 Estados da Federação para participar da divisão de mais de R$ 8 bilhões e que esses recursos serão fundamentais para o desenvolvimento da economia paraibana.
“Sem dúvida nenhuma, será uma revolução e uma grande ajuda para a Paraíba, que irá receber, não só através dos royalties, como da partilha da participação especial que virá da exploração e do próprio pré-sal, que terá uma distribuição para nosso Estado”, pontuou Ribeiro. Ele revelou ser possível um acordo entre os líderes partidários e o governo federal, mesmo com a resistência por parte do Rio de Janeiro (maior beneficiado com os recursos).
“O governo federal sinaliza com esse entendimento e estamos marcando um compromisso de todos os líderes de bancada de votarmos no dia 19 de outubro o veto que pode derrubar essa condição atual e dividir os recursos com os 24 Estados toda essa arrecadação. Está se tentando o acordo e se não houver o acordo votaremos o veto para modificar essa realidade”, explicou.
No entendimento do líder do PP na Câmara Federal, a divisão dos royalties entre os Estados produtores e não produtores de petróleo precisa ser estabelecida de uma maneira igualitária.
Comentários