icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

AL vai ao STJ contra Tribunal

Assembleia Legislativa irá recorrer contra decisão do TJPB, que determinou desarquivamento do pedido de empréstimo para a Cagepa.

Publicado em 29/08/2012 às 6:00


O procurador jurídico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Abelardo Jurema Neto, deve recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão do desembargador Genésio Gomes Pereira, do Tribunal de Justiça da Paraíba, que determinou o desarquivamento do pedido do Governo do Estado para ser avalista no empréstimo de R$ 150 milhões que seria utilizado para sanar dívidas da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Autor do recurso no TJPB, o líder da bancada governista, deputado Hervázio Bezerra (PSDB), está esperançoso que a matéria entre em votação já na sessão plenária da Casa na manhã de hoje.

Para Hervázio, com a decisão do TJPB a discussão em torno do quórum simples para apreciação do relatório do deputado Vituriano de Abreu (PSC) pela 'inadequação orçamentária' está vencida e deve ser respeitada pela Casa. A matéria que parecia morta e enterrada agora ganha vida e está desarquivada. Não passa mais pelas comissões e se o presidente desejar entra logo amanhã na pauta de votação”, afirmou.

Segundo o líder governista, “o Regimento Interno da Casa e a Constituição estadual são claros ao elencar as situações em que se exige quórum qualificado e este caso não se enquadra em nenhum deles, o que restou comprovado pela decisão do Tribunal de Justiça”, comentou.

A decisão do desembargador Genésio Gomes Pereira, no entanto, acolheu em parte pedido de liminar apresentado por Hervázio Bezerra, no mandado de segurança que ele impetrou contra o arquivamento do projeto. O outro pedido, que foi negado, era para que após o desarquivamento o projeto fosse de imediato votado no plenário com o quórum simples.

“Com o devido respeito ao desembargador, nós entendemos que a decisão foi equivocada”, disse o procurador da ALPB, Abelardo Jurema Neto. De acordo com ele, a ALPB vai entrar com agravos regimentais pedindo que o Pleno do TJPB reforme a decisão do desembargador. “Também entraremos com um pedido de suspensão de segurança junto ao Superior Tribunal de Justiça”, completou.

O mandado de segurança com pedido de liminar impetrado pelo deputado Hervázio ataca ato do presidente da Mesa Diretora que arquivou o pedido de empréstimo da Cagepa sob argumento de que para derrubar o parecer da Comissão de Orçamento seria preciso 22 votos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp