POLÍTICA
Alguns defendem pleito facultativo
Obrigatoriedade do voto ainda é polêmica.
Publicado em 01/04/2012 às 16:00
Apesar de sua importância como ferramenta para o exercício da democracia participativa, o voto ainda é visto por muitos como uma obrigação, que deveria ser facultativa. Um dos que pensam dessa maneira é o motorista aposentado José Henrique Gonçalves, 69 anos (na foto).
Ele conta que trabalhou por muitos anos próximos a políticos e se decepcionou de tal forma que disse estar desacreditado com o voto.
“É um ciclo sem fim. O povo vota, passa quatro anos e nem se lembra mais em quem votou. A gente finge que escolhe e eles fingem que governam”, lamenta o motorista aposentado.
O presidente do TRE-PB, Marcos Cavalcanti, pondera, afirmando que a cidadania é baseada em direitos e deveres que precisam ser cumpridos para o bom desenvolvimento da sociedade.
“O voto é uma das normas de boa conduta estabelecida pelo modelo democrático que permite à população influir, participar, opinar e ter responsabilidade sobre a vida política do país. Além de ser um dever cívico, votar também é uma forma de garantir os direitos”, afirma.
Comentários