POLÍTICA
Aliados vão compor governo
Secretariado de Romero terá representantes do PMN, PP, PSC, PCdoB, PSD e PSB.
Publicado em 27/12/2012 às 6:00
Para começar a gestão com uma bancada majoritária na Câmara Municipal com folga e estabelecer uma linha direta com o governo do Estado e Ministério das Cidades, o prefeito diplomado de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), deve formar o secretariado com nomes do PMN, PP, PSC, PCdoB, PSD e PSB, entre outros partidos. Para isso, se reuniu com dirigentes partidários e vereadores.
O PMN, que apoiou nos dois turnos a segunda colocada para prefeita, Tatiana Medeiros (PMDB), deverá ficar com a presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico (Amde).
O nome mais cotado é do primeiro suplente de vereador Alcindor Villarim. Este tem afinidades com Romero porque foi seu chefe de gabinete, quando o tucano foi secretário de Interiorização.
O apoio dos três vereadores eleitos pelo PMN – Rodrigo Ramos, Sargento Régis Cavalcante e Joseildo Alves, o Galego do Leite – é fundamental para Romero consolidar a maioria, passando de 12 para 15, no universo de 23.
Por sua vez, o PP liberou Gustavo Ribeiro para ocupar o cargo de secretário de Juventude, Esporte e Lazer. No primeiro turno das eleições, ele foi um dos coordenadores da campanha da prima, Daniella Ribeiro (PP). No entanto, teria apoiado Romero Rodrigues no segundo turno, juntamente com candidatos a vereador. “Gustavo será uma ponte entre o prefeito Romero e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro”, justifica um dirigente do PSDB.
Em relação ao PSC, o deputado e ex-prefeitável Guilherme Almeida deverá ocupar a Secretaria de Obras ou indicar uma liderança do partido para outra pasta. Já Félix Araújo Neto (PCdoB), que foi vice de Guilherme, vai ser coordenador do Procon.
Em relação ao PSB, do governador Ricardo Coutinho, e o PSD, do vice Rômulo Gouveia, os partidos devem ganhar representantes com a ascensão de dois vereadores para o secretariado. Os socialistas que elegeram Murilo Galdino teriam Ivonete Ludgério, que ficou na primeira suplência. Já o PSD teria João Dantas na Câmara.
O Diretório do PMN de Campina Grande, que tem à frente Antônio Bala Barbosa, divulgou uma nota informando a decisão de sua direção de apoiar o governo municipal que tomará posse no dia 1º de janeiro, em todas as ações que beneficiem a população de Campina Grande. Seguindo orientação da direção nacional, o partido liberou os seus filiados para integrar o governo municipal, caso haja convite.
Por fim, a nota diz que os vereadores eleitos em Campina serão orientados a votar com o bloco que apoia o governo municipal, salvo em matérias previamente avaliadas pela direção municipal, que poderá orientar o voto em outro sentido.
Comentários