icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

ALPB aprova obrigação de CPF em nota fiscal e multa pesada para empresários

Projeto que cria Refis do IPVA esconde obrigação tributária para o comércio e indústrias.

Publicado em 31/05/2017 às 15:27

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou sob muita polêmica, na sessão ordinária desta quarta-feira (31), o projeto de Lei 1.360/2017, de autoria do governador Ricardo Coutinho (PSB). Em síntese, a matéria institui o Programa de Recuperação Fiscal do IPVA (Refis/IPVA), mas inclui dispositivo que obriga a inscrição do CPF dos consumidores em notas fiscais emitidas por empresas de bens e serviços na Paraíba, com a inclusão de multa de até 100% sobre o valor original do documento para os empresários que descumprirem a medida.

A matéria foi aprovada após muita discussão em plenário. Os deputados Bruno Cunha Lima e Tovar Correia Lima, ambos do PSDB, apresentaram emendas solicitando a retirada dos dispositivos relativos às sanções fiscais decorrentes da inserção do CPF, liberando o voto favorável da bancada de oposição pela aprovação da proposta de refis do IPVA, mas as propostas acabaram derrotadas. No final, o projeto foi aprovado na íntegra, apenas com os votos divergentes dos dois parlamentares tucanos, além de Camila Toscano (PSDB) e Janduhy Carneiro (Podemos).

De acordo com Bruno, os artigos 10,11, 12, 13 e 15 do projeto estabelecem propostas distintas do pedido de permissão para criação do Refis/IPVA. O parlamentar lembrou que o governo já adotou postura semelhante em 2015, quando teve aprovada matéria relativa à criação de um mutirão fiscal no Estado, mas continha dispositivo autorizando ajuste fiscal e a elevação das alíquotas do ICMS, ITCMD e IPVA.

“Mais uma vez, o governo usa como pano de fundo a criação de refis para reeditar uma prática sorrateira. Trata-se da obrigação de anotação do CPF na nota fiscal, diferente do que acontece em outros Estados, quando esse registro é optativo. Passa-se a ser obrigatório na Paraíba, inclusive, sob pena de multa ao empresário que não fizer o registro. Na verdade, o governo cria pontos amordaçar o contribuinte e para sufocar o empresário paraibano”, comentou Bruno.

O líder da oposição, Tovar Correia Lima, enfatizou que o projeto esconde “vários jabutis” dentro da proposta, referentes às medidas divergentes elencadas anteriormente por Bruno Cunha Lima. A ideia foi compartilhada pela deputada Camila Toscano, que enfatizou a importância do refinanciamento do IPVA, mas lamentou os ajustes tributários inseridos na matéria.

“A criação do refis é indiscutível, a oposição inteira foi a favor daqueles que estão devendo ao Estado e que podem receber esse benefício, mas queremos saber porque dentro do projeto de refis vem tratando sobre o comércio, sobre ICMS e nota fiscal. Essa multa que o Estado quer impor ao nosso comércio, dependendo do valor da nota fiscal será infinitamente maior que o valor da compra. O comércio está com medo dessas imposições do governador Ricardo Coutinho”, comentou Camila.

O líder da bancada de governo, deputado Hervázio Bezerra (PSB), admitiu que o projeto inclui a obrigação da inserção do CPF dos consumidores nas notas fiscais de transações comerciais. Segundo ele, a proposta é autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), composto pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e pelos secretários da Fazenda de todos os Estados da Federação.

“Na verdade, não vamos esconder. A cada dia os governos vêm arrochando e fiscalizando cada centavo do contribuinte, isso não é apenas o governo Ricardo Coutinho, é do governo Central, que é o sócio majoritário de qualquer órgão ou empresa, então os governos decidiram que cada Estado vai adequar-se a uma realidade”, pontuou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp