icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

ALPB realiza audiência pública para debater piso salarial dos advogados na Paraíba

A audiência atende reivindicação do presidente do Sindicato Estadual dos Advogados Paraibanos (SEAP), Valdomiro de Siqueira Figueiredo.

Publicado em 27/11/2012 às 17:57

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), realiza nesta quarta-feira (28), a partir das 15h, no auditório João Eudes da Nóbrega, uma audiência pública para discutir o piso salarial dos advogados no Estado. A audiência atende reivindicação do presidente do Sindicato Estadual dos Advogados Paraibanos (SEAP), Valdomiro de Siqueira Figueiredo.

Na solicitação, Valdomiro destaca que o SEAP está próximo de conseguir a “Carta Sindical” junto a Ministério do Trabalho e Emprego para, assim, iniciar filiações e pleitear diretrizes sindicais na Delegacia Regional do Trabalho na Paraíba (DRT-PB).

O presidente ressalta ainda que entre as principais atribuições do SEAP está a discussão e instituição do piso salarial da categoria, o que ainda não pode ser feito devido à ausência da “Carta Sindical”. No entanto, ressalta que a questão pode ser regularizada através de projeto de Lei, por isso solicita a parceria com a ALPB para discutir previamente a questão e formular uma proposta de piso salarial para os advogados.

“A parceria em questão será de grande valia para a nossa classe, pois ouvirá e discutirá valores para estabelecimento do piso sindical, medida obrigatória para a apresentação do projeto de Lei”, comentou.

Com relação à implantação do piso, Valdomiro disse que o fato será um marco para a advocacia, pois irá regulamentar a questão salarial, com os advogados tendo conhecimento de quanto poderá ganhar e as empresas de quanto custam os serviços dos juristas.

“Esta sessão será histórica, pois o piso nunca foi discutido, havia uma certa desorganização da classe neste sentido. Além desta importância histórica, dos advogados se posicionarem no mercado de trabalho, fixando seu piso salarial, o projeto irá ajudar as empresas, que saberão quanto custa o nosso trabalho e poderão programa seus orçamentos. O piso vai incentivar e contribuir para a inserção dos advogados no mercado, sobretudo os jovens, que estão iniciando sua carreira”, afirmou.

Diante do exposto, o presidente da CCJ, o deputado Janduhy Carneiro (PEN), está convocando todos os membros da Comissão para participarem do debate, pois “considera a matéria de extrema relevância para advocacia e sociedade paraibana em geral, já que o advogado é essencial à Justiça”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp