POLÍTICA
ALPB retoma as atividades com disputa por vagas da Mesa Diretora, nesta segunda
Deputados realizam sessão presencial nesta segunda (1º), para definir novos integrantes.
Publicado em 01/02/2021 às 8:34
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) retoma as atividades parlamentares nesta segunda-feira (1º), com a eleição de parlamentares para o preenchimento de duas vagas na Mesa Diretora para o 2º biênio (2021/2022). A sessão será realizada de forma presencial, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da Paraíba (Sinpol-PB), no bairro do Bessa, em João Pessoa, às 10h.
A sessão será restrita aos parlamentares, servidores diretamente ligados aos trabalhos legislativos e a profissionais da imprensa previamente cadastrados e em número reduzido para evitar aglomeração.
Na sessão, os parlamentares irão eleger o 2º vice-presidente e o 1º secretário da Casa, cargos que ficaram vagos com o falecimento do deputado João Henrique e a renúncia do deputado Nabor Wanderley, respectivamente. Logo em seguida, haverá a posse da nova mesa diretora para o biênio 2021/2022.
A vaga de João Henrique (PSDB), que era da base de oposição ao governador João Azevêdo (Cidadania), deverá ficar com um deputado oposicionista. A tendência natural é que a vaga seja ocupada pela deputada Camila Toscano (PSDB), que era do partido do falecido.
No caso da vaga de primeiro secretário, a vaga deve ficar com um parlamentar governista. O deputado João Gonçalves disse que é 'candidatíssimo' ao cargo porque nunca foi da Mesa Diretoria em cinco mandatos que exerceu na Casa e agora teria chegado sem momento. Na disputa com ele está a deputada Pollyanna Dutra (PSB) e Ricardo Barbosa (PSB), além do recém-chegado novamente à Casa, Hervázio Bezerra (PSB), que colocou seu nome à disposição.
Novos líderes
Na sessão também deverão ser definidos os novos líderes da Casa. Na base da oposição, a tendência é que o deputado cabo Gilberto (PSL), seja mantido no posto de líder do grupo. Já na base governista deverá haver mudança, com a substituição do deputado Ricardo Barbosa (PSB) pelo nome do deputado Wilson Filho (PTB).
Apesar desta sessão ser presencial, as sessões ordinárias continuarão acontecendo de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os trabalhos retoma de forma online nesta terça-feira (2), com a sessão solene para leitura da mensagem do Executivo.
Comentários