icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Apesar da turbulência, veja ações dos seis primeiros meses de Governo

Mesmo com dificuldades Ricardo conseguiu implantar projetos considerados positivos. Como por exemplo o Orçamento Democrático, o Empreender-PB e o Paraíba Integrada.

Publicado em 01/07/2011 às 11:25

Jhonathan Oliveira

Os seis primeiros meses da gestão de Ricardo Coutinho (PSB) foram marcados por uma série de turbulências administrativas. Declarando desde antes de tomar posse que precisaria conter gastos para reequilibrar a situação econômica do Estado, o governador tomou medidas consideradas impopulares que acabaram gerando alguns problemas, como por exemplo, a demissão de prestadores de serviços. O problema financeiro também ocasionou quatro greves neste primeiro semestre de governo socialista. No entanto, mesmo diante das dificuldades Ricardo conseguiu implantar projetos e ações consideradas positivas.

O governador levou para o âmbito do Estado duas ferramentas que já haviam sido testadas e aprovadas durante sua administração na Prefeitura de João Pessoa: o Empreender e o Orçamento Democrático. Lançado no dia 7 de junho, o programa de apoio a geração de emprego e renda, Empreender-PB vai investir cerca de R$ 20 milhões na economia paraibana em 2011. Inicialmente estão sendo beneficiados investidores de setores como mineração, atividade têxtil, agricultura familiar entre outros.

Dê sua opinião sobre os seis primeiros meses de gestão de Ricardo Coutinho.

Já o Orçamento Democrático estadual foi tratado pelo próprio governador como “um marco histórico para a Paraíba”. Ele é um instrumento de democracia participativa por meio do qual os cidadãos são convidados a participar das decisões do governo estadual, no que se refere à aplicação do dinheiro público em obras e serviços. Do final de abril até o início de junho foram realizadas 15 plenárias em cidades de várias regiões do Estado, onde a população opinou sobre as demandas de investimentos.

Uma outra ação que pode entrar na conta positiva do primeiro semestre de administração de Ricardo é a colocação em funcionamento do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Iniciada na gestão de Cássio Cunha Lima (PSDB) e inaugurado no final do governo de José Maranhão (PMDB), a unidade começou a receber pacientes no início do mês de junho. As alas do hospital estão entrando em funcionamento aos poucos e de acordo com o deputado João Gonçalves (PSDB), integrante da base governista, será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira (4).

Projetos inovadores

Dois projetos implantados pelo governador Ricardo Coutinho nestes primeiros seis meses podem ser considerados como inovadores: o Paraíba Integrada e o Pacto pelo Desenvolvimento Social.

Lançado em março o Paraíba Integrada permite uma integração no sistema de transporte intermunicipal do Estado. Com o programa os usuários podem pagar apenas a metade do valor da passagem ao pegar um segundo ônibus.

O Pacto pelo Desenvolvimento é um programa de parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Com ele, o governador investe nas cidades e as prefeituras não precisam dar nenhuma contrapartida. Eles se comprometem apenas em melhorar os índices sociais da sua cidade.

Na primeira etapa o governo está investindo nas áreas de Educação e Saúde. O prazo para os prefeitos aderirem ao pacto se encerrou nesta quinta-feira (30).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp