POLÍTICA
Apuração em João Pessoa deve terminar às 21h
TRE espera divulgar resultado das eleições uma hora após o encerramento da votação.
Publicado em 05/10/2012 às 8:30
Apenas uma hora após o encerramento da votação, alguns municípios paraibanos já deverão saber quem os governará pelos próximos quatro anos. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, aposta na celeridade da contagem e estima que a totalização dos votos do primeiro turno das eleições 2012 deva ser concluída até as 21h do próximo domingo, dia 7. As 9.017 urnas eletrônicas começam a ser instaladas a partir de hoje nos 1.735 locais de votação espalhados pela Paraíba. Nos municípios de Cabedelo, Santana dos Garrotes, Piancó e Pedras de Fogo, mais de 70 mil eleitores utilizarão urnas de identificação biométrica, que estão em fase de experimentação.
O desembargador Marcos Cavalcanti é taxativo quanto à segurança dos equipamentos que serão utilizados. “É totalmente impossível fraudar uma urna eletrônica, pois ela não está ligada a nenhuma rede intranet ou internet. A segurança é absoluta, nenhum hacker pode ter acesso aos dados”, garante. “Uma novidade deste ano é que estaremos coletando os votos em pen drives em vez dos antigos disquetes. Estes arquivos serão lacrados com o selo da Casa da Moeda e levados para os fóruns eleitorais de cada comarca, onde será feito o processamento das informações”, acrescenta Cavalcanti.
Segundo o desembargador, a previsão é que a divulgação dos prefeitos e vereadores eleitos seja feita em tempo recorde.
“Estamos com toda a logística preparada e devemos obedecer à tendência dos últimos pleitos e ser um dos primeiros estados brasileiros a concluir a contagem. Às 18h, os municípios de menor eleitorado já saberão os nomes dos vencedores. A previsão é que às 21h seja concluído todo o processo, inclusive a divulgação dos resultados de João Pessoa e Campina Grande, duas únicas cidades paraibanas que podem ter segundo turno”.
Nestas eleições, o TRE-PB contará com 46.865 pessoas em serviço, entre magistrados, servidores e convocados.
Das 10h às 18h do domingo, ficará permanentemente instalada uma sessão extraordinária no Tribunal para julgar casos urgentes, como ordens de prisão, mandados de segurança, busca e apreensão. O presidente Marcos Cavalcanti orienta as pessoas a darem preferência ao turno da manhã para comparecerem às seções eleitorais. “Imprevistos podem acontecer e é melhor se prevenir”, alerta.
Comentários