icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Arthur critica intenção do TSE em diminuir número de parlamentares da PB

Arthur defende a manutenção do atual número de deputados federais e estaduais e teme por perda de representatividade política da Paraíba se medida for aprovada.

Publicado em 18/02/2010 às 16:43

Da Redação
Com informações da ALPB

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (18) que solicitará do Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas uma reunião extraordinária para debater a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que quer redefinir, através de resolução, o número de parlamentares em vários estados. Brasileiros. Arthur defende a manutenção do atual número de deputados federais e estaduais por entender que uma mudança provocaria uma perda de representatividade política da Paraíba.

Outro ponto atacado pelo presidente da ALPB é que a resolução do TSE, se aprovada, estará baseada no Censo Demográfico de 2000. “O Tribunal Superior Eleitoral deveria esperar pelo Censo de 2010, para que não haja distorções nessa interpretação sobre a representatividade política de cada unidade da federação”, argumentou.

A possível redução do número de representantes paraibanos no Congresso Nacional e nos parlamentos estaduais provocou imediata reação na Assembleia Legislativa. A ideia, conforme o presidente, é criar uma mobilização nacional contra a proposta de redução do número de parlamentares.

“Esta medida enfraquece a Paraíba. Diminui o seu poder de fogo para a atração de recursos para o nosso Estado. É uma proposta extemporânea porque se baseia num censo do ano de 2000 e não no de 2010. Vamos fazer esse trabalho junto aos presidentes de Assembleias, para que o TSE espere pelos resultados do Censo deste ano para tomar uma decisão sobre o assunto”, observou.

O presidente da Assembleia Legislativa anunciou ainda que vai participar da audiência pública que será promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral para debater o assunto. Na oportunidade, ele acredita que também estarão presentes presidentes de outras casas legislativas do país.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp