POLÍTICA
Arthur critica intenção do TSE em diminuir número de parlamentares da PB
Arthur defende a manutenção do atual número de deputados federais e estaduais e teme por perda de representatividade política da Paraíba se medida for aprovada.
Publicado em 18/02/2010 às 16:43
Da Redação
Com informações da ALPB
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (18) que solicitará do Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas uma reunião extraordinária para debater a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que quer redefinir, através de resolução, o número de parlamentares em vários estados. Brasileiros. Arthur defende a manutenção do atual número de deputados federais e estaduais por entender que uma mudança provocaria uma perda de representatividade política da Paraíba.
Outro ponto atacado pelo presidente da ALPB é que a resolução do TSE, se aprovada, estará baseada no Censo Demográfico de 2000. “O Tribunal Superior Eleitoral deveria esperar pelo Censo de 2010, para que não haja distorções nessa interpretação sobre a representatividade política de cada unidade da federação”, argumentou.
A possível redução do número de representantes paraibanos no Congresso Nacional e nos parlamentos estaduais provocou imediata reação na Assembleia Legislativa. A ideia, conforme o presidente, é criar uma mobilização nacional contra a proposta de redução do número de parlamentares.
“Esta medida enfraquece a Paraíba. Diminui o seu poder de fogo para a atração de recursos para o nosso Estado. É uma proposta extemporânea porque se baseia num censo do ano de 2000 e não no de 2010. Vamos fazer esse trabalho junto aos presidentes de Assembleias, para que o TSE espere pelos resultados do Censo deste ano para tomar uma decisão sobre o assunto”, observou.
O presidente da Assembleia Legislativa anunciou ainda que vai participar da audiência pública que será promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral para debater o assunto. Na oportunidade, ele acredita que também estarão presentes presidentes de outras casas legislativas do país.
Comentários