icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Assembleia sedia Seminário Nordestino sobre Biodiesel

Assembleia promove o seminário nos dias 26 e 27 de março. No primeiro dia, o evento será no auditório João Eudes, já no segundo, passará a ser no Hotel Ouro Branco.

Publicado em 23/03/2009 às 16:10

Da Redação
Com Assessoria


A Assembleia Legislativa da Paraíba (AL) vai sediar o I Seminário Nordestino de Desenvolvimento Sustentável: Biodiesel e Pinhão-Manso na Agricultura Familiar, promovido dentro das atividades da 2ª reunião do Parlamento Nordestino, nos dias 26 e 27 de março no auditório João Eudes.

A abertura do evento, programada para as 15h da quinta-feira (26), terá a participação do presidente do Parlamento Nordestino, deputado Domingos Filho, também presidente da Assembleia do Ceará.

No segundo dia, o evento vai passar a ser realizado no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. A partir das 9h do dia 27, haverá uma sessão solene com a presença de várias autoridades, entre elas, presidentes de Assembleias Legislativas de estados nordestinos, Secretário de Agricultura do Estado e de municípios da Paraíba, além de presidentes de Câmaras de Vereadores. Na seqüência, o presidente do Parlamento Nordeste, Domingos Filho irá proferir discurso.

O presidente da Assembleia Legislativa, Arthur Cunha Lima (PSDB), que também ocupa o cargo na vice-presidência de Políticas Agrícolas do Parlamento Nordestino irá realizar palestra sobre o tema Jatropa Curcas – Pinhão-Manso: petróleo verde para o Nordeste.

O pinhão manso é uma planta produtora de óleo, e altamente viável para fabricação de óleo diesel. Considerado uma opção agrícola para a região nordeste por ser uma espécie nativa, exigente em insolação e com forte resistência à seca. No ano passado, o chefe do Poder Legislativo entregou à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um projeto, a ser executado por uma parceria público-privada, que incentiva a produção de 150 milhões de litros de biodiesel por ano na Paraíba.

Seguindo a programação, será ministrada palestra sobre diretrizes do governo do Estado no Programa Brasileiro de Biodiesel, conduzida pelo responsável técnico do projeto, Rubens Tadeu de Araújo Nóbrega. Às 11h30, o público vai acompanhar o relato da experiência do agronegócio vivenciada na Fazenda Tamanduá.

Após o almoço, os trabalhos serão reiniciados com uma explanação sobre o Projeto Biodiesel da Paraíba com a participação de três palestrantes. São eles, Jorge Imperatore (mestre em Economia pela Universidade do Rio Grande do Sul), José Luis Vaz da Silva (P.H.D. pela University Sichuan da China) e Simone Brum (mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFRGS).

A 2ª Reunião do Parlamento Nordestino será encerrada com debates entre os participantes e a mesa posterior entrega de certificados. O evento tem o apoio da Mesa Diretora da ALPB e da Bionor – Indústria de Biodiesel Nordeste S/A.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp