POLÍTICA
Assembleia sedia Seminário Nordestino sobre Biodiesel
Assembleia promove o seminário nos dias 26 e 27 de março. No primeiro dia, o evento será no auditório João Eudes, já no segundo, passará a ser no Hotel Ouro Branco.
Publicado em 23/03/2009 às 16:10
Da Redação
Com Assessoria
A Assembleia Legislativa da Paraíba (AL) vai sediar o I Seminário Nordestino de Desenvolvimento Sustentável: Biodiesel e Pinhão-Manso na Agricultura Familiar, promovido dentro das atividades da 2ª reunião do Parlamento Nordestino, nos dias 26 e 27 de março no auditório João Eudes.
A abertura do evento, programada para as 15h da quinta-feira (26), terá a participação do presidente do Parlamento Nordestino, deputado Domingos Filho, também presidente da Assembleia do Ceará.
No segundo dia, o evento vai passar a ser realizado no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. A partir das 9h do dia 27, haverá uma sessão solene com a presença de várias autoridades, entre elas, presidentes de Assembleias Legislativas de estados nordestinos, Secretário de Agricultura do Estado e de municípios da Paraíba, além de presidentes de Câmaras de Vereadores. Na seqüência, o presidente do Parlamento Nordeste, Domingos Filho irá proferir discurso.
O presidente da Assembleia Legislativa, Arthur Cunha Lima (PSDB), que também ocupa o cargo na vice-presidência de Políticas Agrícolas do Parlamento Nordestino irá realizar palestra sobre o tema Jatropa Curcas – Pinhão-Manso: petróleo verde para o Nordeste.
O pinhão manso é uma planta produtora de óleo, e altamente viável para fabricação de óleo diesel. Considerado uma opção agrícola para a região nordeste por ser uma espécie nativa, exigente em insolação e com forte resistência à seca. No ano passado, o chefe do Poder Legislativo entregou à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um projeto, a ser executado por uma parceria público-privada, que incentiva a produção de 150 milhões de litros de biodiesel por ano na Paraíba.
Seguindo a programação, será ministrada palestra sobre diretrizes do governo do Estado no Programa Brasileiro de Biodiesel, conduzida pelo responsável técnico do projeto, Rubens Tadeu de Araújo Nóbrega. Às 11h30, o público vai acompanhar o relato da experiência do agronegócio vivenciada na Fazenda Tamanduá.
Após o almoço, os trabalhos serão reiniciados com uma explanação sobre o Projeto Biodiesel da Paraíba com a participação de três palestrantes. São eles, Jorge Imperatore (mestre em Economia pela Universidade do Rio Grande do Sul), José Luis Vaz da Silva (P.H.D. pela University Sichuan da China) e Simone Brum (mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFRGS).
A 2ª Reunião do Parlamento Nordestino será encerrada com debates entre os participantes e a mesa posterior entrega de certificados. O evento tem o apoio da Mesa Diretora da ALPB e da Bionor – Indústria de Biodiesel Nordeste S/A.
Comentários