POLÍTICA
Bancada discute Porto de Cabedelo
Bancada irá se reuinir com presidente da Transpetro para discutir a possível desativação do terminal da Petrobras no Porto de Cabedelo.
Publicado em 02/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:41
A bancada paraibana em Brasília vai se reunir na segunda e na terça-feira com o presidente da Transpetro, José Sérgio de Oliveira Machado, e com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, respectivamente, para discutir a possível desativação do terminal da Petrobras no Porto de Cabedelo. A primeira reunião ocorrerá no Rio de Janeiro, às 14h30, e a segunda em Brasília, a partir das 16h.
De acordo com o coordenador da bancada, deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), o primeiro objetivo desses encontros é saber a veracidade das informações em torno da transferência do terminal da Petrobras para o Porto de Suape e, se confirmadas as especulações, iniciar uma pressão sobre o governo para impedir tal medida. “Seria muito grave para a Paraíba porque a manutenção do terminal implica em emprego e receita para o Estado e a sua desativação exatamente o inverso. Faremos pressão política para que isso não aconteça, até porque seria um absurdo impraticável”, afirmou.
Segundo Manoel Júnior, todos os deputados federais e senadores foram convidados a participar da reunião. “A bancada da Paraíba está atenta e unida para manter o terminal da Petrobras em Cabedelo”, declarou. De acordo com o gabinete do deputado, apenas os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Cícero Lucena (PSDB) afirmaram que não poderiam comparecer em função de compromissos agendados anteriormente.
Para o deputado Ruy Carneiro (PSDB), essa luta é importante para evitar o que seria considerado o enterro do Porto de Cabedelo, já que metade do seu funcionamento se deve ao terminal da Petrobras. “Além de todos os prejuízos para o porto e para o Estado, inevitavelmente, o preço do combustível aumentaria com a transferência para Pernambuco. Portanto, essa é uma luta muito importante”, disse.
Comentários