POLÍTICA
Bancada federal da PB articula ir à Petrobras
Parlamentares estão preocupados com a notícia de que a Petrobras estaria se preparando transferir terminal do Porto de Cabedelo para Suape.
Publicado em 26/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:36
A bancada federal da Paraíba vai se reunir em Brasília, na primeira semana de agosto, para discutir a suposta desativação da distribuidora da Petrobras do Porto de Cabedelo. Os deputados federais Ruy Carneiro (PSDB) e Manoel Júnior (PMDB) e os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rêgo Filho (PMDB) estão empenhados na união da bancada e na articulação de audiências com a Petrobras e Ministério de Minas e Energia.
A preocupação da bancada paraibana se deve à notícia de que a Petrobras estaria se preparando para desativar o Terminal no Porto de Cabedelo e transferi-lo para Suape.
De acordo com o deputado Ruy Carneiro, esse será o principal assunto da bancada após o fim do recesso do Congresso Nacional, e uma reunião com a Petrobras está prevista para a primeira semana de agosto. “Não podemos admitir que a Paraíba sofra mais uma perda econômica para Pernambuco. Portanto, defendo a união da bancada em uma ação conjunta junto à diretoria da Petrobras para impedir que a empresa deixe de operar em Cabedelo”, disse o deputado.
O senador Cássio Cunha Lima garantiu que vai procurar a presidência da Petrobras para participar de uma reunião com a bancada, para esclarecer a questão que, segundo ele, representaria mais um duro golpe na economia da Paraíba. “Este é mais um momento de união de toda a representação política da Paraíba que não vai ficar de braços cruzados com mais essa tentativa de golpear a nossa economia”, declarou.
O senador Vital do Rêgo declarou que ficou preocupado com a notícia e que solicitou audiências com Ministério de Minas e Petrobras porque quer “apurar a notícia, saber as causas da transferência e lutar contra ela”. Ele lembrou que o Porto de Cabedelo já vive um momento difícil, “por conta de investimentos e projetos aquém das expectativas dos paraibanos”. O senador Cícero Lucena (PSDB) também declarou apoio à união da bancada paraibana.
Câmara vai discutir problema
Na próxima segunda-feira (29), às 20h30, a Câmara Municipal de Cabedelo realiza sessão especial para discutir o problema. A sessão deverá contar com a presença do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo na Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Hamad Filho, que foi convidado a prestar informações sobre a redução no abastecimento de combustível nos postos, em razão da escassez de produtos derivados de petróleo.
“Além de acarretar aumento dos custos dos derivados de petróleo, essa decisão traria um grande prejuízo financeiro à Paraíba, com a diminuição da arrecadação tributária, além da retração da atividade portuária local”, alertou o vereador Lúcio José (PRP), autor da propositura.
O Porto de Cabedelo é responsável pelo abastecimento de 80% da Paraíba e a movimentação de combustíveis - gasolina álcool e diesel - corresponde a 42% das atividades do porto.
Comentários