icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Bandeira da Paraíba: a história do 'Nego'

Bandeira da Paraíba, com a palavra 'Nego', remonta à uma época da política brasileira que pautou os símbolos paraibanos.

Publicado em 14/04/2023 às 13:39 | Atualizado em 05/07/2023 às 13:50


                                        
                                            Bandeira da Paraíba: a história do 'Nego'
Bandeira da Paraíba - Foto: Divulgação

A bandeira da Paraíba é recheada de simbologia e histórias por trás de cada elemento, inclusive a palavra 'Nego'. As cores e o ‘Nego’ remontam à uma época da política brasileira que pautou os símbolos paraibanos.

O Jornal da Paraíba reuniu informações sobre a construção da bandeira do estado e o significado de seus símbolos.

Qual é a bandeira da Paraíba?

A bandeira da Paraíba é retangular, listrada verticalmente em preto e vermelho, com o preto ocupando um terço da bandeira do lado da tralha, e com a inscrição 'Nego' em branco, com um vigésimo da largura da bandeira no centro da listra vermelha.


				
					Bandeira da Paraíba: a história do 'Nego'
Bandeira da Paraíba. Foto: Divulgação. Bandeira da Paraíba. Foto: Divulgação

Significado das cores da bandeira

A bandeira da Paraíba foi idealizada nas cores vermelha e preta, sendo que o vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com a morte de João Pessoa, presidente do estado em 1929, e candidato a vice-presidente do Brasil em 1930, ao lado de Getúlio Vargas como candidato à Presidência. 

Para muitos, o vermelho significa sangue derivado da violência da morte de João Pessoa e o preto o luto por isso. 

O que significa a palavra 'Nego'

A bandeira da Paraíba conta uma história de amor, luta, traição e vingança. São duas cores e a palavra 'Nego', tempo presente do verbo negar. Foi criada em uma época que o Brasil vivia a política "Café com Leite' (1930), que revezava presidentes de Minas Gerais e São Paulo.

A palavra indica a não aceitação do ex-governador da Paraíba, João Pessoa, ao indicado para presidir o país naquela época.

Contexto histórico

Os símbolos presentes na bandeira da Paraíba refere-se à decisão de João Pessoa, governador da Paraíba em 1929, de não aceitar o sucessor indicado pelo presidente da República, Washington Luís. 

Um acordo entre São Paulo e Minas Gerais garantia que o presidente sempre fosse de um desses Estados, realizando um rodízio. Em 1929, o paulista Washington Luís resolveu quebrar o acerto e indicou outro paulista, o governador Júlio Prestes. 

Minas rebelou-se e recebeu o apoio do Rio Grande do Sul. A Paraíba decidiu também rejeitar a decisão do presidente e se unir aos mineiros e aos gaúchos.

João Pessoa enviou, então, uma mensagem ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, onde ficava o presidente, protestando contra a decisão. 

Pouco depois da morte de João Pessoa, assassinado por motivos passionais em 26 de julho de 1930, os rebeldes propuseram a inclusão da palavra “nego” na bandeira. Ela foi definitivamente alterada em setembro de 1930, às vésperas da revolução que levou Getúlio Vargas ao poder.

Quem desenhou a bandeira?

Não se tem a informação de quem desenhou a atual bandeira do estado da Paraíba. Em 26 de julho de 1965, a bandeira rubro-negra foi oficializada pelo governador do Estado, Pedro Moreno Gondim, pelo Decreto nº 3.919, como “Bandeira do Négo” (ainda com acento agudo na letra “e”), em vigor até os dias atuais.

O preto ocupa um terço da bandeira; o vermelho, dois terços.

Como era a antiga bandeira da Paraíba


				
					Bandeira da Paraíba: a história do 'Nego'
Bandeira da paraíba entre os anos de 1907 e 1922 - Foto: Divulgação/IGHP. Bandeira da paraíba entre os anos de 1907 e 1922 - Foto: Divulgação/IGHP

A primeira bandeira da Paraíba no período republicado foi instituída pela lei estadual nº 266, de 21 de setembro de 1907, durante o governo do Monsenhor Valfredo Leal, e tinha fundo listrado de verde e branco, com os dizeres "5 de agosto de 1585", data considerada, na época, como da fundação da Paraíba.

A bandeira era retangular, listrada horizontalmente, com cinco listras verdes e quatro brancas.

No meio da bandeira um círculo amarelo contendo um escudo prata carregando a inscrição “5 de agosto de 1585” (data considerada, na época, como da fundação da Paraíba), e de bordadura azul carregada de dezesseis estrelas brancas (número de comarcas da Paraíba).

Sobre o escudo, uma estrela de bordadura vermelha, carregada de um barrete frígio, também na cor vermelha, de acordo com o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP).

Em 7 de novembro de 1922, o Governador Sólon de Lucena, através da Lei n.o 553, extinguiu aquela bandeira, acompanhando um movimento nascido no Estado do Paraná, visando acabar com todas as bandeiras estaduais.

Qual a origem do nome Paraíba?

A raiz etimológica de maior aceitação é pelo qual são consideradas as palavras na língua tupi pa’ra = “rio” + a’iba = “ruim, difícil de navegar”, originando, então, o topônimo Paraíba, como atribuição inicial a um rio localizado na região.

Depois, o potamônimo passou a ser designação também da capitania, que elevou-se à categoria de província em 1822, sendo, em seguida, elevado à categoria de estado em 1889.

Sigla da Paraíba

O Estado da Paraíba está localizado na região Nordeste do Brasil. A capital é João Pessoa e a sigla PB.

Curiosidades sobre a bandeira da Paraíba

Alguns paraibanos não concordam com a bandeira do estado da Paraíba, pois alegam que ela faz referência a apenas uma figura histórica do estado: o ex-governador João Pessoa.

Estas pessoas acreditam que a bandeira deveria simbolizar o estado e o povo paraibano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp