icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Biometria coíbe fraude nas eleições

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, biometria é um compromisso da Justiça Eleitoral com a melhoria contínua de seu processo.

Publicado em 26/08/2014 às 7:41

Nas Eleições Gerais de 2014, cerca de 21 milhões de brasileiros serão identificados por meio das impressões digitais na hora da votação. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, a biometria é um compromisso da Justiça Eleitoral com a melhoria contínua de seu processo e impede que um eleitor se passe por outro, tendo em vista que não há no mundo duas pessoas com digitais iguais.

“Considerando que no mundo não há duas digitais iguais, esse procedimento é extremamente confiável e preciso. Se retira, dessa maneira, a intervenção humana do processo de votação, trazendo, evidentemente, celeridade e credibilidade”, afirma o secretário.

Ao falar sobre a intervenção humana no processo de votação, Giuseppe lembra que ela já fora drasticamente reduzida quando da implantação da votação eletrônica. Desde as eleições municipais de 2000, todos os brasileiros escolhem os seus representantes utilizando a urna eletrônica. No entanto, verificou-se que em um procedimento ainda havia a intervenção humana: na identificação do eleitor. Com a adoção da biometria, a urna é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as digitais daquele eleitor e libera a urna para a votação.

TRE-PB QUER 100% ATÉ 2018

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), desembargador Saulo Benevides, adiantou que, após as eleições de outubro deste ano, o TRE vai recomeçar o recadastramento biométrico. Até 2018, a meta é promover a revisão em 200 municípios e chegar a 100%, ou seja, 223 cidades.

“Nós pretendemos após as eleições começarmos os trabalhos nos demais municípios para que a Paraíba tenha 100% do eleitorado com biometria realizada. A identificação do eleitor por meio da biometria dá mais segurança ao processo eleitoral”, ressaltou Benevides.

NÚMEROS

Em 5 outubro, 21 milhões de eleitores de 770 cidades de todos os Estados e do Distrito Federal serão identificados por meio das digitais. Em Alagoas e Sergipe, todos os eleitores já são identificados biometricamente desde as Eleições Municipais de 2012. Este ano, Amapá e DF também identificarão todos os votantes por meio das digitais.

Dentre as 770 cidades que usarão a biometria em 2014, há 15 capitais: Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Maceió (AL), Macapá (AP), São Luís (MA), Boa Vista (RR), Natal (RN), Brasília (DF), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI) e Palmas (TO).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp