POLÍTICA
Bira Pereira denuncia que Estado desviou verbas destinadas à cultura
Vereador Ubiratan Pereira denunciou na manhã desta quinta-feira (2) que o Governo do Estado não está repassando os recursos para financiamento cultural.
Publicado em 02/09/2010 às 13:56
Da Redação
O vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), denunciou na manhã desta quinta-feira (2) que o Governo do Estado não está repassando os recursos para o financiamento de cerca de 30 projetos culturais aprovados em 2008 pelo Fundo Estadual de Cultura Augusto dos Anjos.
O parlamentar teve acesso a uma lista de 14 desses projetos e afirmou que irá encaminhar um pedido de informação a subsecretaria de Cultura para ter acesso a relação completa. Somente esses 14 projetos somam mais de R$ 347 mil, que deixaram de ser pagos para artistas e entidades tocarem seus projetos culturais.
De acordo com o vereador Bira, esses projetos passaram por uma criteriosa análise e mesmo sendo aprovados não receberam um só centavo e deixaram de levar cultura à população. Ainda no plenário da Câmara, Bira denunciou que os cachês dos artistas paraibanos que atuaram na última versão do Fenart (Festival Nacional de Arte), realizada entre os dias 23 a 29 de maio deste ano, ainda não foram pagos pelo Governo do Estado.
Bira ressaltou que essa é uma realidade dura e que depõe contra a política cultural do Estado. “Isso é uma demonstração de que o atual Governo não tem compromisso algum com os verdadeiros construtores do Fenart, que são nossos artistas locais que não receberam seus cachês, enquanto o Estado pagou os cachês mais caros às atrações nacionais”, denunciou.
Comentários