POLÍTICA
BNB lança linha de crédito para implantação de energia solar
FNE Sol libera financiamento para aquisição de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia.
Publicado em 02/06/2016 às 9:51
Um nova linha de financiamento destinada à aquisição de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia, a partir de fontes renováveis, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), foi lançado pelo Bando do Nordeste. O FNE Sol pode ser usado pelos setores urbanos ou rurais de todos os segmentos produtivos econômicos.
Conforme explicou o diretor do Banco do Nordeste, Joaquim Cruz, o crédito do FNE Sol é destinado a empresas de todos os portes e setores, incluindo produtores e empresas rurais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, produtores rurais, cooperativas, associações e pessoas físicas. Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação.
"A principal vantagem é você reduzir o custo diante da sua produtividade. O agricultor que aderir a essa linha de crédito vai poder manter a irrigação, mantendo a irrigação, ele mantém a produtividade agregando um custo menor, o que vai permitir que ele concorra com mais vantagens com os produtores de outras regiões", ressaltou Cruz, acrescentando que o empréstimo será quitado com cinco anos, mas a autonomia dos equipamentos é de 25 anos.
O valor economizado na conta de energia pode ser utilizado para pagar as parcelas do financiamento. O investimento é de longo prazo, com limite de pagamento de até 12 anos, com carência de seis meses a um ano e juros entre 6,5% e 11% ao ano, a depender do porte do cliente, da localização e das garantias oferecidas. Também o investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.
Saiba mais
O FNE é um recurso da União voltado para o desenvolvimento regional por meio do estímulo ao empreendedorismo. O produto foi apresentado pelo presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda na última segunda-feira (30) através de videoconferência para todas as regionais.
No último dia 23 de maio, o Banco e o Governo da Paraíba assinaram acordo de estímulo à aquisição de placas solares por agricultores familiares, quando órgãos estaduais, como a Gestão Unificada (Emepa, Interpa e Emater), fizeram trabalho em conjunto para apresentar os benefícios deste financiamento ao público específico. Somente para os agricultores familiares, existe previsão de investimentos em R$ 50 milhões pelos próximos cinco anos, sendo R$ 10 milhões a cada ano.
Comentários