icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

BNB lança linha de crédito para implantação de energia solar

FNE Sol libera financiamento para aquisição de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia.

Publicado em 02/06/2016 às 9:51

Um nova linha de financiamento destinada à aquisição de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia, a partir de fontes renováveis, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), foi lançado pelo Bando do Nordeste. O FNE Sol pode ser usado pelos setores urbanos ou rurais de todos os segmentos produtivos econômicos.

Conforme explicou o diretor do Banco do Nordeste, Joaquim Cruz, o crédito do FNE Sol é destinado a empresas de todos os portes e setores, incluindo produtores e empresas rurais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, produtores rurais, cooperativas, associações e pessoas físicas. Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação.
"A principal vantagem é você reduzir o custo diante da sua produtividade. O agricultor que aderir a essa linha de crédito vai poder manter a irrigação, mantendo a irrigação, ele mantém a produtividade agregando um custo menor, o que vai permitir que ele concorra com mais vantagens com os produtores de outras regiões", ressaltou Cruz, acrescentando que o empréstimo será quitado com cinco anos, mas a autonomia dos equipamentos é de 25 anos.
O valor economizado na conta de energia pode ser utilizado para pagar as parcelas do financiamento. O investimento é de longo prazo, com limite de pagamento de até 12 anos, com carência de seis meses a um ano e juros entre 6,5% e 11% ao ano, a depender do porte do cliente, da localização e das garantias oferecidas. Também o investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.
Saiba mais
O FNE é um recurso da União voltado para o desenvolvimento regional por meio do estímulo ao empreendedorismo. O produto foi apresentado pelo presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda na última segunda-feira (30) através de videoconferência para todas as regionais.
No último dia 23 de maio, o Banco e o Governo da Paraíba assinaram acordo de estímulo à aquisição de placas solares por agricultores familiares, quando órgãos estaduais, como a Gestão Unificada (Emepa, Interpa e Emater), fizeram trabalho em conjunto para apresentar os benefícios deste financiamento ao público específico. Somente para os agricultores familiares, existe previsão de investimentos em R$ 50 milhões pelos próximos cinco anos, sendo R$ 10 milhões a cada ano.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp