POLÍTICA
Bolsonaro nomeia braço-direito de Ramagem para diretor-geral da Polícia Federal
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (4).
Publicado em 04/05/2020 às 11:09 | Atualizado em 04/05/2020 às 15:18
O presidente Jair Bolsonaro nomeou o delegado Rolando Alexandre de Souza para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF). O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira (4) e compartilhada por Bolsonaro em sua conta pessoal no Twitter. Souza ocupava a Secretaria de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), comandada por Alexandre Ramagem.
A nomeação do delegado ocorre cinco dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a nomeação e a posse de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da PF. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, citou declarações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro que, ao deixar o cargo, acusou o presidente Bolsonaro de tentar interferir politicamente no órgão.
Após a decisão de Moraes, o próprio presidente tornou sem efeito a nomeação do delegado e manteve Ramagem como diretor-geral da Abin, cargo que ocupa desde o início do governo.
Rolando Alexandre de Souza é delegado da Polícia Federal. Foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Em setembro de 2019, a convite de Alexandre Ramagem, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin.
Na PF, Rolando também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.
https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1257295462148771841
Comentários