POLÍTICA
Brasil deixa o Mapa da Fome, aponta relatório da ONU
País tem menos de 2,5% da população em situação de subnutrição, índice abaixo do limite considerado grave.
Publicado em 28/07/2025 às 18:13

O Brasil voltou a ficar fora do Mapa da Fome. A informação foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em novo relatório global sobre segurança alimentar divulgado nesta segunda-feira (28). O relatório considera a média de dados dos anos de 2022 a 2024.
Segundo a publicação “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025”, menos de 2,5% da população brasileira vive atualmente em situação de subnutrição. Esse índice é o critério adotado pela ONU para que um país deixe a zona de insegurança alimentar grave.
LEIA TAMBÉM:
A divulgação aconteceu durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, realizada em Adis Abeba, na Etiópia.
O que é o Mapa da Fome
O Mapa da Fome é elaborado pela FAO, agência da ONU voltada para Alimentação e Agricultura. O levantamento acompanha o acesso das populações à alimentação adequada em diversos países.
A ONU classifica como desnutrida a pessoa que, de forma habitual, consome menos calorias e nutrientes do que o necessário para manter uma vida saudável. Quando mais de 2,5% da população de um país está nessa condição, ele passa a integrar o Mapa da Fome.
Histórico do Brasil
O Brasil havia deixado o Mapa da Fome em 2014, após redução dos indicadores de subnutrição. No entanto, com base em dados coletados entre 2018 e 2020, voltou à lista de países com insegurança alimentar grave.
A saída mais recente é baseada na queda do índice de subnutrição nos últimos três anos. Com isso, o país volta a ficar fora da lista, segundo os critérios da ONU.
Comentários