POLÍTICA
Buba critica dependência da União
Para o presidente da Famup é preciso celebrar um novo pacto federativo com a redistribuição dos tributos.
Publicado em 17/03/2013 às 8:00
Para o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, Buba Germano, as transferências de recursos federais para investimentos no Estado e cidades são importantes, mas não vão resolver as desigualdades. No seu entendimento, é preciso celebrar um novo pacto federativo com a redistribuição do bolo tributário.
“Se continuar o atual modelo com a concentração dos recursos na União, as desigualdades regionais vão continuar e os Estados e municípios com menos recursos vão continuar com dificuldade. É necessário um novo pacto federativo para repartir o bolo tributário e acabar com a dependência do governo federal”, afirmou Buba.
Ele lembrou que a Famup e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) defendem há vários anos a desconcentração de recursos, a exemplo da redistribuição dos royalties do petróleo.
Buba Germano acrescentou que as entidades inspiraram o senador Cássio Cunha Lima (PSB) a propor a criação de uma comissão para discutir o novo pacto federativo.
“Estamos em sintonia com o senador Cássio quando ele sustenta que é preciso remodelar a federação brasileira para que a crescente dependência que Estados e municípios têm do governo federal seja diminuída”, ressaltou o presidente da Famup.
Comentários