POLÍTICA
Buba e Hugo disputam presidência com apoio de lideranças políticas
Rubens Germano (PSDB), prefeito de Picuí, e Hugo Alves (PMDB), de Caiçara, concorrem à presidência da Famup hoje. Votação acontece das 9h às 17h.
Publicado em 09/01/2009 às 7:41
Janildo Silva, do Jornal da Paraíba
Os prefeitos-candidatos não admitem, mas a verdade é que a eleição desta sexta-feira (9) pode dar à Federação das Associações dos Municípios do Estado da Paraíba (Famup) um contorno do que será o bloco político dominante nas eleições de 2010. De um lado o favorito Rubens Germano (PSDB), o Buba, prefeito de Picuí. Ele tem como aliados o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e os senadores Cícero Lucena (PSDB) e Efraim Morais (DEM).
Do outro lado, considerado “azarão”, está Hugo Alves (PMDB), prefeito de Caiçara, que conta com apoio declarado do prefeito da capital, Ricardo Coutinho (PSB), e do senador José Maranhão. Os dois registraram as chapas (confira abaixo), com 20 integrantes cada, no meio da manhã de ontem, na sede da entidade. A votação acontece das 9h às 17h.
Buba descarta o caráter partidário da disputa, mas não esconde que conta com aliados de peso para construir seu retorno à federação. “Eu não vou ser hipócrita para dizer que não tenho ligações políticas com um grupo específico, mas é preciso preservar a Famup, distanciando a mesma das legendas”, admitiu o prefeito. E mais: “Apesar de saber que esta relação entre a Famup e o grande embate político do Estado rende matérias para os jornais, a verdade é que se trata apenas da escolha de quem vai coordenar uma instituição sem cor partidária”, avaliou.
Tentando descaracterizar o alinhamento político, Buba destacou que sua chapa possui representantes de todas as regiões do Estado. “Nós apresentamos uma chapa composta de representantes de todas as regiões da Paraíba, onde o nosso vice-presidente é o prefeito de Pedra Lavrada, Tota Guedes”.
Quanto a supostos reflexos do processo eleitoral para as eleições de 2010, Buba disse não conseguir vislumbrar tal relação. “Eu não posso visualizar um reflexo desta eleição para 2010, afinal esta federação é um colegiado de líderes. Quem faz esta vinculação é a imprensa. Nós não temos esta preocupação, até porque tenho pessoas do PT na minha chapa e só por aí já dá para ver que este pleito não tem nada a ver com 2010”, defendeu.
O prefeito de Picuí disse que o vencedor terá necessariamente o apoio do candidato derrotado. “Quem vencer vai assumir a Famup com o apoio do outro em nome do crescimento da instituição, que após conquistar 180 filiados, tem como desafio chegar aos 223 municípios, assim como outros Estados da Federação já o fizeram”, adiantou.
Confira aqui a matéria completa do Jornal da Paraíba.
Saiba quais são os nomes que compõem as duas chapas.
Leia mais:
Comentários