icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Cadastramento biométrico feito pelo TRE atinge 231 mil eleitores

Prazo vai até o dia 18 de março do próximo ano. Riacho de Santo Antônio lidera as revisões com  91,01%.

Publicado em 27/10/2015 às 8:31

Em pouco mais de dois meses, 231.778 eleitores fizeram o recadastramento biométrico, o que representa 25,46% da meta a ser atingida do universo de 910.459 dos votantes de 98 municípios da Paraíba. Por sua vez, 678.681 (74,54%) ainda não compareceram aos cartórios para a revisão, revela o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O prazo vai até o dia 18 de março do próximo ano.
O município de Riacho de Santo Antonio lidera as revisões com 91,01% da meta atingida, seguido por Dona Inês (73,34%), Borborema (73,33%) e Bananeiras 72,71%, enquanto no ranking dos piores índices aparecem Nazarezinho (2,17%) e Lastro (3,8%).

Nos colégios eleitorais maiores, a procura ainda está abaixo da média. Em Santa Rita, 19,67% fizeram o novo cadastramento, enquanto, em Bayeux, o percentual atingido é 20,45%. Já Pombal chega a 23,30% e Monteiro, 21,31%, seguido por Guarabira (19,91%), Patos (19,15%) e Sousa (7,23%).

O presidente do TRE-PB, desembargador João Alves, está visitando os municípios onde o percentual de revisão está abaixo da média. Em visita à região de Guarabira, ele determinou que em Araçagi e Pilõezinhos até a próxima sexta-feira (30) serão instalados kits biométricos para atender mais eleitores daqueles municípios. “Nós estamos acompanhando o andamento dos trabalhos diariamente, zona por zona, município por município, e ampliando alguns até atingirmos a meta”, disse João Alves.

O cadastramento biométrico é obrigatório. Quem não comparecer terá seu título eleitoral cancelado. O eleitor que tiver o título cancelado ficará irregular perante a Justiça Eleitoral, sujeitando-se às sanções legais, como: não poderá tirar passaporte, CPF, tomar posse em cargo público, fazer empréstimos financeiros, efetuar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, receber o Bolsa Família, dentre outras.

Saiba Mais

Quem ainda não se recadastrou deverá se apresentar ao cartório eleitoral do seu município portando um documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e, para homens, um certificado de quitação do serviço militar.
No momento da atualização dos dados, o eleitor será fotografado e serão colhidas as impressões digitais dos dez dedos por meio de leitor óptico, ressalvada a impossibilidade física, além de ser tomada a assinatura digitalizada.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp