POLÍTICA
Cadastramento em JP e CG não chega a 11%
Recadastramento Biométrico: Mais de 89% dos eleitores de João Pessoa e Campina Grande ainda não revisaram seus títulos.
Publicado em 17/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:30
A praticamente 8 meses do final do prazo para o recadastramento biométrico, mais de 89% dos eleitores de João Pessoa e Campina Grande ainda não revisaram seus títulos, ficando bem abaixo da média do Estado que é 21,5%, no total de 21 municípios. Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral corre contra o tempo para ampliar os pontos de atendimentos e atingir a meta de 80% para o recadastramento ser validado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde o início da campanha em fevereiro até a última segunda-feira, João Pessoa cadastrou 41.253 votantes (8,6%) no eleitorado de 479.450. Na capital, 438.203 eleitores (91,4%) precisam fazer o recadastramento biométrico até 21 de março de 2014. Já em Campina, 28.633 (10,26%) revisaram os títulos no total de 279.142 eleitores. Diante disso, 250.509 (89,74%) votantes têm sete meses para se cadastrarem.
Em alguns municípios, os trabalhos de recadastramento biométrico praticamente não começaram e devem avançar nos próximos meses, a exemplo de Lagoa Seca, que só fez a revisão de 2,88% dos eleitores, Logradouro (4,5%), Serra da Raiz (0,44%), Cuité de Mamanguape (0,62%), Mataraca (0,9%), Olho D'água (0,76%), Igaracy (0,6%) e Nova Olinda (0,8%).
META ATINGIDA
Dos 21 municípios, apenas os eleitores de Boa Vista, município da Região Metropolitana de Campina Grande, atenderam ao chamado do TRE e realizaram o recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos dentro da meta de forma antecipada.
Na cidade, 4.456 (81,18%) fizeram a revisão. O percentual atingido pela Justiça Eleitoral habilita os eleitores de Boa Vista a utilizarem o reconhecimento pelas digitais nas Eleições de 2014. Outras cidades estão próximas da meta, entre elas, Capim (73,29%) Emas (72,8%) e Aguiar (67,3%).
MAIS POSTOS DE ATENDIMENTO NA PB
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) firmou mais uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) da Paraíba.
Desta vez, o TRE-PB vai colaborar no “Dia Nacional da Construção Social”, oferecendo um posto de atendimento de recadastramento eleitoral biométrico. O evento será realizado no dia 17 de agosto, durante todo o dia, das 8h às 17h, no Centro de Atividades João Úrsulo Ribeiro Coutinho, do Sesi de João Pessoa, localizado no KM 04 da BR-101, no Distrito Industrial.
Valeska Cristina, consultora de negócios do Sesi CSO, apresentou a proposta ao secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio, e relatou que “o evento é para os trabalhadores da construção civil e será um dia só de ações de educação, lazer, saúde e haverá em torno de 2.000 trabalhadores, além de esposas e dependentes”.
Leonardo Lívio ressaltou a relevância deste tipo de parceria. “É sempre importante expandir o atendimento, especialmente quando a gente tem essa necessidade de fazer o recadastramento de todo o eleitorado de João Pessoa e é sempre uma satisfação quando a Justiça Eleitoral pode aproveitar a oportunidade de participar de um dia eminentemente de ação social, onde uma parcela importante da população pode ser atendida neste local”, afirmou.
Para aqueles que utilizarão o serviço de recadastramento biométrico oferecido pelo TRE-PB, o secretário de TI do tribunal lembrou que todos aqueles que vão participar deste evento e ainda não compareceram ao recadastramento biométrico, deverão levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência, para que possa sair com o seu título eleitoral já em mãos.
CAMPINA
Em Campina, a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), Sandra Farias, revelou que em agosto será instalado um posto de atendimento na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, no largo do Açude Novo, com capacidade para atender cerca de 1,5 mil eleitores por dia. “Além da Central de Atendimento no Fórum Eleitoral, as pessoas poderão ser atendidas a partir de agosto em mais um local, o que vai dobrar as revisões”, explicou Sandra.
Comentários