icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara de JP entrega comenda “Ariano Suassuna” ao músico Antônio Barros

Para o vereador Bira, homenagear Antônio Barros no auge dos seus 80 anos é o mínimo que a Câmara de Vereadores pode fazer.

Publicado em 11/06/2010 às 15:30

Da Assessoria

A Câmara Municipal de João Pessoa entrega nesta sexta-feira (11), às 16h, a comenda Ariano Suassuna ao cantor e compositor Antônio Barros pelos relevantes serviços prestados a cultura da Capital e do estado. A proposta do vereador Ubiratan Pereira (PSB) tem como objetivo homenagear este grande músico e compositor paraibano que completou no último dia 11 de março 80 anos de vida.

Para o vereador Bira, homenagear Antônio Barros no auge dos seus 80 anos é o mínimo que a Câmara de Vereadores pode fazer para enaltecer o trabalho de Antônio Barros concedendo a sua mais relevante medalha que leva o nome de outro baluarte da cultura nordestina que é o escritor e cineasta Ariano Suassuna. Durante à sessão especial haverá apresentação do trio de forró do projeto Tamborete que acompanhará Antônio Barros e Ceceu.

Este ano Antônio Barros e Ceceu também participa no sábado (12) da programação do São João da Capital promovido pela prefeitura da Capital. Antônio Barros nasceu no município de Queimadas no dia 11 de março de 1930. Sua carreira artística teve início compondo músicas interpretadas inicialmente por nada menos que Luiz Gonzaga tendo atuado no grupo do Rei do Baião como tocador de triângulo.

Após deixar o grupo Luiz Gonzaga lançou sua carreira e compondo para artistas consagrados como Elba Ramalho, Ney Matogrosso e Trio Nordestino. Dentre as canções que ganharam o gosto popular e ao longo do tempo vem animando as festas juninas no Nordeste estão “Brincadeira na fogueira”, “Bate coração” , “Forró do Xenhenhén”, “O Neném” , “Por debaixo dos panos” e “Búlir com tú”.

O ponto alto da carreira de Antônio Barros foi a parceria na música e no amor com Cecéu formando uma das duplas mais produtivas da Música Popular Nordestina conquistando a popularidade no Brasil e em países como Itália, Espanha, Portugal e Israel. Dessa união também nasceu Mayra Barros que inspirada nos pais e com os próprios passos também segue o caminho do forró.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp