POLÍTICA
Câmara devolve 173 mandatos cassados
Mandatos de 173 deputados federais cassados pela ditadura militar serão devolvidos simbolicamente.
Publicado em 04/12/2012 às 6:00
A Câmara dos Deputados corrigirá, em sessão solene às 15h no plenário da Casa, na próxima quinta-feira (6), uma injustiça praticada pelo regime de exceção que governou o país de março de 1964 a março de 1985. Serão devolvidos, ainda que simbolicamente, os mandatos populares dos 173 deputados federais cassados pela ditadura militar, dos quais somente 28 estão vivos. A homenagem é uma iniciativa da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, criada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
Presidida pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), a comissão foi instalada em março de 2012 para fornecer informações e fiscalizar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. Foram os seus integrantes que sugeriram a homenagem aos 173 deputados federais cassados por atos de exceção, entre 1964 e 1977, sem o devido processo legal. O evento pretende resgatar a memória e a importância desses parlamentares eleitos pelo povo e impedidos de exercer o mandato por atos da ditadura.
Entre os homenageados estão Bernardo Cabral, Lígia Doutel de Andrade, Plínio de Arruda Sampaio, Almino Afonso, Marco Antonio Tavares Coelho e Ney Maranhão.
Nem todos os parlamentares ainda vivos poderão comparecer à sessão solene e serão representados por familiares, assim como os que já morreram, como é o caso de Márcio Moreira Alves. Na sessão, serão entregues em forma de diploma e broche de uso parlamentar.
(Com informações da Agência Câmara)
Comentários