icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara dos Deputados aprova pedido de impeachment de Dilma

Com a votação, processo avança para o Senado, que vai decidir se a presidente será julgada por crime de responsabilidade. Voto decisivo  veio de Pernambuco.

Publicado em 17/04/2016 às 23:09

Após mais de quatro horas de votação, a Câmara dos Deputados aprovou na noite deste domingo (17) o parecer a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O voto decisivo foi dado pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). A votação foi encerrada com 367 votos favoráveis, 137 contrários, sete abstenções e duas ausências. O processo de impedimento agora segue para o Senado Federal, que vai decidir se a presidente será julgada por crime de responsabilidade.

A sessão da Câmara foi aberta pontualmente às 14 horas. Logo no começo, o relator do processo na Comissão Especial do Impeachment, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), teve 25 minutos para reapresentar os pontos principais do seu parecer, favorável ao impedimento de Dilma. Após a apresentação, os 25 líderes de partidos com representação na Casa tiveram direito a falar e orientar suas bancadas. A votação começou pouco antes das 18h, com chamada alternada de deputados da Região Norte para a Sul.

O destino da presidente Dilma foi decidido durante a votação dos deputados de Pernambuco. O 342º voto a favor do impedimento, o equivalente a dois terços da Câmara, foi dado pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). “ Quanta honra o destino me reservou, de poder da minha voz sair o grito de esperança de milhões de brasileiros”, disse o parlamentar antes de dizer sim ao impeachment. A votação foi decidida pouco depois das 23h .

A bancada da Paraíba, que votou antes de Pernambuco, ficou majoritariamente favorável ao impeachment. Dos 12 parlamentares, nove votaram pela admissibilidade do processo.

A discussão do parecer sobre a abertura de processo de impeachment de Dilma, que antecedeu a sessão de hoje, começou na última sexta-feira (15), durou mais de 43 horas ininterruptas e se tornou a mais longa da história da Câmara dos Deputados.

Processo

Antes de chegar ao plenário, na Comissão Especial do Impeachment, o relatório de Jovair Arantes pela admissibilidade do processo foi aprovado com placar de 38 votos favoráveis e 27 contrários. O pedido de impeachment, assinado pelos juristas Miguel Reale Jr., Janaína Paschoal e Hélio Bicudo, foi recebido por Cunha em dezembro de 2015.

O pedido teve como base o argumento de que Dilma cometeu crime de responsabilidade por causa do atraso nos repasses a bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais, que ficaram conhecidos como pedaladas fiscais. Os autores do pedido também citaram a abertura de créditos suplementares ao Orçamento sem autorização do Congresso Nacional como motivo para o afastamento da presidente.

(Atualizada às 23h59h)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp