icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara livra Zambelli e Glauber Braga de cassação; veja votos dos paraibanos

Maior parte da bancada paraibana votou pela suspensão do mandato de Glauber Braga, substituindo a cassação, e por cassar mandato de Zambelli.

Publicado em 11/12/2025 às 12:42 | Atualizado em 11/12/2025 às 14:44


				
					Câmara livra Zambelli e Glauber Braga de cassação; veja votos dos paraibanos
Câmara livra Zambelli e Glauber Braga de cassação. Reprodução

A Câmara dos Deputados livrou, nesta quarta-feira (11), os deputados federais Carla Zambelli (PL) e Glauber Braga (PSOL) da cassação, apesar de pareceres pela perda dos mandatos de ambos os parlamentares.

A maior parte da bancada paraibana votou pela suspensão do mandato de Glauber Braga, substituindo a cassação. A maioria também votou por cassar o mandato de Carla Zambelli.

Confira logo abaixo como votaram os deputados paraibanos.

No caso de Glauber Braga, os deputados aprovaram uma emenda do PT que propôs a suspenção do mandato em vez da cassação. Foram 318 votos a favor da suspensão, 141 votos contra e 3 abstenções.

O deputado foi acusado pelo partido Novo de ter faltado com o decoro parlamentar ao expulsar da Câmara, em abril do ano passado, com empurrões e chutes, o então integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro. O incidente foi filmado.

Em discurso no Plenário, Glauber Braga disse que não se arrepende de sua atitude e questionou classificá-la como destemperada.

Da Paraíba, votaram a favor da suspensão do mandato, sem cassação: Gervásio Maia, Luiz Couto, Murilo Galdino, Ruy Carneiro, Mersinho Lucena e Romero Rodrigues

Votou contra: Cabo Gilberto.

Não participaram da votação: Aguinaldo Ribeiro, Damião Feliciano, Wellington Roberto e Wilson Santiago

Carla Zambelli

Em relação ao mandato de Carla Zambelli, a Câmara rejeitou, por insuficiência de votos, a cassação. Houve 227 votos a favor da perda do mandato e 110 contra, com 10 abstenções.

Para aprovar a perda de mandato, seriam necessários 257 votos. Com isso, a representação da Mesa Diretora contra a deputada será arquivada.

Carla Zambelli foi condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão por participar de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela está presa na Itália depois de fugir do Brasil, em decorrência do trânsito em julgado do processo no STF. O Supremo aguarda a extradição.

A representação contra Carla Zambelli foi apresentada pela Mesa Diretora em razão da condenação judicial.

A relatoria inicial do processo contra Zambelli na CCJ coube ao deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que recomendava a manutenção do mandato por falta de provas, mas a CCJ rejeitou o texto. A deputada nega ter cometido irregularidades.

Votaram a favor da cassação de Carla Zambelli: Gervásio Maia, Luiz Couto, Aguinaldo Ribeiro, Mersinho Lucena

Votou contra a cassação: Cabo Gilberto

Abstenção: Romero Rodrigues

Não participaram da votação: Damião Feliciano, Murilo Galdino, Ruy Carneiro e Wellington Roberto

Com informações da Agência Câmara

Imagem

Felipe Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp