POLÍTICA
Candidato gay do Psol tem apoio de religiosos
PSOL lança pré-candidatura do Professor Renan Palmeira a prefeitura da capital.
Publicado em 30/03/2012 às 6:30
Eleito por mais de 70% dos delegados do Psol para ser o pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, professor Renan Palmeira ressalta que seu plano de governo inclui temas relevantes como saúde, educação, transporte e segurança pública, tudo isso permeado pelos princípios dos direitos humanos.
Renan foi eleito pré-candidato com a participação e o apoio, inclusive, do Movimento Socialista Cristão (MSC), que há dentro do Psol e representa evangélicos e católicos, informou o presidente da legenda em JP, Ednaldo Luciano.
Vice-presidente do Movimento Espírito Lilás (MEL) da Paraíba e primeiro gay assumido a disputar cargo executivo da capital paraibana, ele garante que sua orientação sexual não vai interferir, negativamente, na campanha. Ao contrário disso, o docente acredita que sua corrida rumo à administração municipal já começou bem, com repercussão nacional via redes sociais.
“O Psol tem dois projetos centrais caso chegue à gestão. Um deles é fazer auditoria imediata das contas públicas. Esse trabalho será realizado por uma comissão formada pela sociedade e por entidades. Outro ponto é a horizontalização do poder, com a implantação de coordenações zonais, para melhor ouvir a sociedade”, afirmou Renan Palmeira. “Dentro dessas duas bandeiras, vamos defender temas como educação, saúde, transporte livre estudantil e assuntos ligados aos direitos humanos”, anunciou.
Quando questionado se sua opção sexual atrapalha a conquista de eleitores, Renan Palmeira respondeu que não. “Nossa candidatura já está vitoriosa, pois inicia com perspectiva de diálogo amplo com setores sociais, com os quais antes não se dialogava. Sou trabalhador, professor, tenho meus direitos assegurados pela Constituição Federal, minha luta é decente por uma cidade de todos. Minha orientação sexual não tem motivo para atrapalhar na campanha”, destacou. “Ao contrário, o fato já repercutiu bem nas redes sociais e chegou a ser um dos mais comentados”.
Renan Palmeira é professor de História na rede pública e privada. Ele também foi um dos fundadores do Psol no Brasil. O candidato é ainda membro do Fórum em Defesa do SUS, do Comitê Contra o Aumento de Passagem e da Assembleia Popular, que engloba vários movimentos sociais.
Para o presidente Ednaldo Luciano, o nome de Renan representa as propostas do partido. “Temos várias bandeiras de luta. E o partido não faz diferença se um candidato é gay ou hétero, pois pregamos a igualdade".
Comentários