icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Cartaxo anuncia OP Mulher em JP

Objetivo do 'Orçamento Participativo Mulher' será discutir a criação de políticas públicas voltadas às mulheres.

Publicado em 18/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:33

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou na manhã de ontem, no Hotel Caiçara, em Tambaú o Ciclo 2014 do Orçamento Participativo (OP). Para este ano foram programadas 14 audiências regionais e o diferencial para este ciclo será a implantação do 'Orçamento Participativo Mulher', espaço destinado para discussão e criação de políticas públicas voltadas às mulheres.

Na ocasião, o prefeito assinou, junto ao governo federal, o Compromisso Nacional de Participação Social, que estabelece o fortalecimento do diálogo entre as diversas instâncias do Poder Público e a sociedade civil organizada.

“Temos priorizado as demandas do Orçamento Participativo, propostas em 2013 e executadas este ano. Conseguimos antecipar no ano passado algumas dessas demandas, como a pavimentação de diversas ruas, a questão da UPA do Valentina.

Nosso foco é sensibilidade, ouvir a população, temos esse compromisso, de dizer o que é possível, o que está dentro do orçamento. Acima de tudo fazer um governo democrático, com participação popular. A gente não tem medo de ouvir a sociedade”, explicou.

Desde o dia 3 de fevereiro a Secretaria Executiva do OP vem promovendo uma série de reuniões preparatórias para escolha das demandas (ações e obras) que serão executadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no exercício de 2015. Em pouco mais de um mês foram realizados mais de 100 encontros, abrangendo todos os 64 bairros e várias comunidades da capital.

O credenciamento das demandas é uma das novidades do ciclo do OP em 2014. Cada ação ou obra só é aprovada para ser votada nas audiências regionais depois de ser escolhida por, no mínimo, cinco moradores do bairro ou comunidade durante as reuniões preparatórias. Antes de serem disponibilizadas para votação na audiência regional, as demandas ainda precisam passar pela avaliação da Câmara Técnica do OP.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp