POLÍTICA
Cartaxo dá posse a 10 auxiliares na Câmara
Prefeito de João Pessoa empossou dez novos dez novos auxiliares da prefeitura, entre secretários e adjuntos, na Câmara Municipal.
Publicado em 07/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:40
O vereador João Almeida (SDD) assume hoje a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A informação foi confirmada ontem pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT), durante solenidade de posse de dez novos auxiliares da prefeitura, entre secretários e adjuntos, na Câmara Municipal de João Pessoa. Quem assume a vaga deixada por João Almeida é o suplente Ronivon Mangueira (PMDB).
No primeiro escalão do governo, assumiram oficialmente os ex-vereadores Marcos Vinícius (PSDB), na Comunicação, Helton Renê (PP), na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Bruno Farias (PPS), que assumiu a pasta do Turismo. Na Câmara, as vagas foram assumidas, respectivamente, pelos suplentes João Corujinha (PSDC), Eduardo Carneiro (PPS) e Edson Cruz (PP).
Cartaxo também deu posse aos titulares Arenilson de Oliveira Ferreira, na Receita Municipal; Bruno Sitônio Fialho de Oliveira, na Secretaria de Finanças; Cássio Augusto Cananéia Andrade, na Infraestrutura; e Lucius Fabiani de Vasconcelos Souza, na Articulação Política.
Como secretários adjuntos, tomaram posse Tiago Nóbrega de Lucena, na pasta do Trabalho, Emprego e Renda; Assis Freire, na Emlur; e Valdeci Araújo Júnior, nas Finanças.
Na solenidade de ontem, os vereadores empossados realizaram seus primeiros discursos na Casa Napoleão Laureano. Edson Cruz destacou a importância dos movimentos sociais para sua vitória e colocou seu mandato a serviço do bairro de Mangabeira. O vereador Eduardo Carneiro, que também tem origem no bairro, revelou que fará do seu gabinete uma ouvidoria popular, para trazer o clamor das ruas para dentro da Câmara. "Vamos ter um foco forte no combate às drogas”, declarou o vereador. Já João Corujinha agradeceu a Deus e aos familiares, declarando que lutará ao lado dos colegas pelo desenvolvimento da cidade.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre vereadores, secretários e empresários, a exemplo de Eduardo Carlos, da Rede Paraíba de Comunicação.
'PEGANDO EMPRESTADO'
O prefeito Luciano Cartaxo brincou com o presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira (PP) dizendo que estava “pegando emprestado” alguns vereadores para contribuir com a gestão municipal. “A casa não ficará desfalcada. Assumem quatro companheiros qualificados, trabalhadores, que mostraram, ao longo de suas carreiras a sua competência”, afirmou Cartaxo.
Ele também ressaltou que os novos secretários apresentam as capacidades necessárias para exercerem suas funções. “São pessoas comprometidas, que vestem a camisa da cidade, leais e que, tendo oportunidade, mostrarão seu potencial.
Bruno Farias tem contribuído com o turismo de nossa cidade, vai valorizar cada vez mais esta pasta, João Almeida assume uma missão importante na Sedurb, uma pasta que cuida da zeladoria da cidade”, destacou.
O vereador licenciado Bruno Farias frisou que quer trabalhar para a diminuição das desigualdades na cidade de João Pessoa. “Este é o espírito de todos os novos secretários que estão sendo empossados. Homens integrados ao projeto que governa nossa cidade. O que dizer de Lucius Fabiani? Um líder sindical na acepção da palavra”, frisou.
ESCOLHA DE TUCANO GERA POLÊMICA NOS BASTIDORES
O novo secretário de Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, Lucius Fabiani, já tem trabalho à vista, uma vez que a presença do tucano Marcos Vinícius está gerando uma série de questionamentos nos bastidores da gestão de Cartaxo.
No entanto, Fabiani acredita que a posse do tucano não vai causar nenhum problema para a gestão. “Esta é a prova de que o prefeito tem responsabilidade ao governar a cidade bem acompanhado. Política se faz com representatividade, não importa em quem Marcos Vinícius vá votar, ele é o mais capacitado para assumir este trabalho”.
Para Marcos Vinícius, parceria, diálogo, entendimento e conversações serão suas marcas na gestão petista. Ele afirmou que o conflito entre os dois partidos não pode estar acima de João Pessoa. “Tenho a obrigação de fazer o melhor pela cidade de João Pessoa. Em outros momentos, no passado, PT e PSDB caminharam juntos. Luciano fez uma escolha pessoal.
É de se estranhar um vereador do PSDB na Comunicação da gestão do PT? Pois não estranhe, porque a relação é de confiança. Vamos trabalhar muito, mostrar a capacidade do governo”, frisou.
Já o prefeito Luciano Cartaxo ressaltou que conhece o secretário Marcos Vinícius há 20 anos e que, apesar de já terem estado em lados opostos, nada atrapalhou o trabalho dos dois em favor de João Pessoa.
“Eu conheço o trabalho dele por mais de 12 anos nesta Casa.
Estivemos em posições opostas em alguns momentos, ele como situação e eu como oposição, mas acima de tudo tivemos a capacidade de manter o respeito e em nenhum momento tivemos uma divergência que pudesse inviabilizar um diálogo em prol da cidade. Ele é um profissional de comunicação, conhece a cidade e vai fazer muito por João Pessoa”, destacou.
Comentários