icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Cartaxo entra para a arena política nas eleições de 1996

Nascido em Sousa, prefeito eleito se mudou para a capital aos dez anos de idade e iniciou sua vida política em no ano de 1996.

Publicado em 29/10/2012 às 6:00


Com origem sertaneja, Luciano Cartaxo, 48 anos, se mudou de Sousa, onde nasceu, para João Pessoa aos 10 anos. Foi na capital paraibana que ele cresceu, estudou, se formou e constituiu sua família. “A cidade é muito generosa com quem chega, e isso torna o vínculo ainda mais forte”, explicou. Luciano é casado com Maísa Cartaxo, pai de dois filhos, Matheus e Caio.

A preocupação em lutar pelos ideais surgiu enquanto frequentava o curso de Farmácia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na ocasião, ele foi eleito coordenador do Centro Acadêmico de seu curso e, mais tarde, secretário geral do Diretório Central dos Estudantes da Instituição.

Quando se formou, Luciano se engajou na defesa de seus colegas farmacêuticos. Por dois mandatos consecutivos, foi presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), período no qual já fazia parte do Partido dos Trabalhadores, ao qual está filiado há 24 anos. Sua trajetória política começou em 1996, quando concorreu pela primeira vez à Câmara Municipal de João Pessoa e eleito com 1.461 votos pela coligação (PT/PPS/PV).

Cartaxo conseguiu se reeleger nas eleições seguintes, 2000, 2004 e 2008. Entre 1999 e 2000, ele foi escolhido como o primeiro vice-presidente da 41ª Mesa Diretora da Casa.

Enquanto parlamentar, Luciano Cartaxo foi autor da lei que versava sobre a criação do Procon Municipal, primeiro órgão do Estado a defender os direitos do consumidor. Desde 1999, quando foi criado, o órgão atende cerca de 1.400 pessoas por mês. Também foi obra de Luciano a lei que delimitou os 64 bairros de João Pessoa.

Ainda vereador, Luciano foi conduzido ao cargo de vice-governador da Paraíba no dia 17 de fevereiro de 2009, em virtude da cassação do até então governador Cássio Cunha Lima. José Maranhão e Cartaxo, que concorreram nas eleições de 2006, permaneceram nos cargos de governador e vice, respectivamente, até o dia 31 de dezembro de 2010. Nesse mesmo ano, ele foi eleito deputado estadual (PRB/PT/PSDC/PCdoB) com 24.296 votos, sendo a maior parte conquistada em João Pessoa (16.619) para o mandato 2011/2015.

Nas eleições deste ano, Luciano Cartaxo foi lançado candidato do PT à Prefeitura de João Pessoa, com o slogan “João Pessoa seguindo em frente: preparando a cidade para o futuro, com serviços públicos de qualidade, transparência e participação popular”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp