POLÍTICA
Cartaxo tem maior bancada na Câmara
Luciano Cartaxo tem recebido apoio inclusive de vereadores que estiveram apoiando Cícero Lucena no primeiro turno.
Publicado em 20/10/2012 às 6:00
A oito dias das eleições, o candidato a prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) tem cooptado apoio de partidos e vereadores eleitos que no primeiro turno das eleições deste ano estavam apoiando o seu concorrente ao segundo turno, Cícero Lucena (PSDB), bem como os ex-apoiadores dos candidatos derrotados Estela Bezerra (PSB) e José Maranhão (PMDB).
Com a adesão, ontem, dos vereadores Bosquinho (DEM) e Sérgio da SAC (PSL), o número de cabos eleitorais de 'luxo' chega a 20, dos 27 que irão formar a Câmara Municipal da capital no próximo ano.
Mesmo tendo apoiado a candidata Estela Bezerra no primeiro turno, Bosquinho justificou que vem sendo pressionado por seus aliados a apoiar Cartaxo, em retribuição ao apoio do prefeito Luciano Agra. “Passei um período na titularidade da vaga na Câmara graças a Agra. Mesmo apoiando Estela, ele não afastou meu pessoal da prefeitura. Apoio se retribui com apoio”, confessou. Já o vereador eleito Lucas de Brito (DEM) segue a orientação do partido e vai se manter neutro. “Não quero ter a minha imagem atrelada nem a Cícero nem a Cartaxo”, disse.
Além de Sérgio da SAC, os dois vereadores eleitos do PTdoB para 2013, pela coligação 'Por Amor a João Pessoa' também abriram dissidência na última quinta-feira. Santino, que recebeu apoio integral do ex-deputado Fabiano Lucena (PSDB), sobrinho de Cícero, resolveu aderir a Cartaxo. Marmuthe, que durante a campanha ofereceu apoio a Cícero e a José Maranhão, seguiu o companheiro de partido e de bancada e também está apoiando Cartaxo.
Do PR, o vereador reeleito João dos Santos também desistiu de apoiar Cícero e foi para Cartaxo. Nas hostes do PTB, os apoios foram anunciados pelos vereadores Tavinho Santos (que concorreu a vice na chapa de Maranhão) e Pedro Coutinho. Do grupo que marchou junto a Maranhão no primeiro turno, o vereador Fernando Milanez (PMDB) foi um dos primeiros a anunciar apoio a Luciano, contrariando a orientação do líder do partido, de manter a neutralidade.
Dos correligionários de Estela (PSB), Cartaxo recebeu apenas a adesão oficial do vereador Bira (PSB), que nutre afinidade com o prefeito Luciano Agra. Da coligação 'Pra Seguir em Frente', pela qual disputou para prefeita no primeiro turno, a debandada foi em massa. O PCdoB foi um dos primeiros a fechar apoio a Cartaxo.
Do PDT, os vereadores Raoni Mendes e Geraldo Amorim mergulharam na campanha do petista. A vereadora Raíssa Lacerda, do PSD que se coligou com o PSB na majoritária, também assumiu apoio a Cartaxo.
Comentários