POLÍTICA
Casa de João Pedro Teixeira é tombada pelo governo da Paraíba
Líder-fundador das Ligas Camponeses foi assassinado na luta pela reforma agrária.
Publicado em 20/12/2018 às 9:52 | Atualizado em 20/12/2018 às 18:09
A casa onde morou o ex-líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira, na cidade de Sapé, Zona da Mata Paraibana, foi tombada como Patrimônio Histórico da Paraíba. O tombamento foi aprovado pelo Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Conpec/Iphaep). O decreto que homologa o tombamento, assinado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOU) desta quinta-feira (20).
O tombamento inclui a propriedade rural, que compreende 4,83 hectares e onde está a casa, denominada Sítio das Antas do Sono. No local funciona o Memorial das Ligas Camponeses desde 2012, quando também foi desapropriada uma área de sete hectares de terra para a construção do Centro de Formação para o Campesinato.
Na justificativa do decreto, o governador destaca que a iniciativa reconhece "os significativos valores históricos e culturais de sua preservação, para a compreensão da composição arquitetônica do referido bem", tendo em vista "que o referido bem tem um estimado significado cultural, haja vista nele ter residido um dos maiores líderes da revolução camponesa do nosso Estado".
João Pedro
Líder-fundador das Ligas Camponeses da Paraíba, João Pedro Teixeira foi assassinado no dia 02 de abril de 1962 quando liderava o grupo que lutava por reforma agrária na Paraíba. O grupo, autodenominado "Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas de Sapé", chegou a contar com mais de sete mil sócios.
Em janeiro de 2018, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Casado com Elizabeth Teixeira, ele teve 11 filhos.
Comentários