POLÍTICA
Centenário de Emílio de Farias será comemorado no TJPB
Dia 27 de março Tribunal de Justiça realizará homenagem ao desembargador Emílio de Farias.
Publicado em 17/03/2014 às 10:39
Dando prosseguimento as homenagens aos desembargadores que completam cem anos em 2014, o Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, marcou para o dia 27 de março, às 17h, a solenidade alusiva ao centenário do desembargador Emílio de Fárias, que se estivesse vivo faria cem anos no dia 14 de março.
“O desembargador Emílio Farias era ícone da magistratura paraibana, tendo sido durante o tempo em que esteve na ativa um defensor intransigente dos colegas. Acho justa essa homenagem que o TJPB vai prestar a ele e merecidamente”, disse o genro do homenageado, o desembargador aposentado Antônio Carlos Coelho da Franca, casado com Pérola Farias, filha de Emílio.
Ele lembra que seu sogro foi cassado quando era presidente do Tribunal. “Ele fez um pronunciamento, durante uma sessão, em defesa de três ministros, entre eles, Evandro Lins e Silva e, ainda, em defesa de onze magistrados paraibanos que também foram cassados e aposentados compulsoriamente. Ele foi cassado do Tribunal e também da Universidade Federal da Paraíba, onde era professor do Curso de Direito”, destacou.
O desembargador Emílio Farias nasceu em palmares, no Estado de Pernambuco, filho de Rodrigo Cavalcanti de Farias e D. Antonieta Cassela de Farias. Tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1940. Iniciou suas atividades profissionais como advogado em Campina Grande, onde seus pais foram residir. Ele foi secretário da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade.
Comentários