icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Cerca de 300 pessoas participaram do #foraDilma neste domingo, na capital

Manifestantes começam a ocupar o Busto de Tamandaré para protestar contra o governo da presidente Dilma

Publicado em 12/04/2015 às 15:43 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:55

Vestindo as cores da bandeira do Brasil e da Paraíba e cantando paródias, os participantes do protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff se concentraram, por volta das 15h deste domingo (12), no Busto de Tamandaré, orla de Tambaú, em João Pessoa. Segundo a Polícia Militar da Paraíba, o protesto reuniu cerca de 300 pessoas. Já a organização fala em pelo menos 500 participantes.

A saída prevista para acontecer às 16h, foi adiada para 18h. Os manifestantes saíram do Busto de Tamandaré em caminhada até a área da Feirinha de Tambaú, também na orla.

De acordo com um dos responsáveis pela organização, Alisson Novaes, os grupos decidiram acompanhar as diversas mobilizações que acontecem neste domingo (12) no país para manifestar a insatisfação com a política adotada pela presidente Dilma. "Voltamos às ruas porque o protesto anterior não surtiu o efeito que esperávamos", declarou.

A todo instante, os manifestantes gritavam frases do tipo 'Fora Dilma, fora PT' e 'A nossa bandeira jamais será vermelha'. No local da concentração, os grupos responsáveis pela manifestação distribuíram panfletos e adesivos a quem passava pela orla. Além de pedir a saída da presidente do cargo, muitos participantes defendiam ainda a intervenção militar e a volta da ditadura, como é o caso da dona de casa Aurinalda Araújo. “Acho que é nossa melhor opção. Impeachment é trocar seis por meia dúzia”, opina ela, que foi para a orla com a família.

O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, também participou da manifestação. Para ele, o ato é uma maneira de reivindicar melhorias nos serviços públicos. "O protesto é plural. Não estou aqui para pedir a saída presidente Dilma, mas para avaliar. O protesto tem várias expressões e queremos reivindicar melhorias substanciais. Precisamos melhorar a saúde, a educação e fortalecer as fronteiras internacionais para que possamos atingir um estado de ordem", explicou.

Um dos manifestantes, vestido de verde e amarelo, foi retirado, sem violência, pela Polícia Militar, após pedido dos organizadores do evento. Segundo eles, o homem estaria atrapalhando a liberdade de expressão dos cidadãos que decidiram ir às ruas pedir a saída da presidente. Até às 17h30 o protesto não tinha registros de confusão.

A Polícia Militar disponibilizou equipes para monitorar a mobilização na capital e também em Campina Grande. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob) bloquearam as vias de acesso ao Busto de Tamandaré, na orla. O helicóptero Acauã fez o monitoramento aéreo do protesto.

Campina Grande
Em Campina Grande também houve mobilização nas ruas do Centro da cidade. No começo da tarde os manifestantes se concentraram na avenida Brasilia e depois seguiram em caminhada até o Açude Velho. De acordo com a PM, cerca de 250 pessoas estavam no evento. Contudo, os organizadores estimam a presença de 1.500 participantes. Ainda conforme a PM, não houve conflitos e apenas uma pessoa que estava no protesto foi retirada da mobilização a pedido dos organizadores.

Saiba Mais
O primeiro protesto deste ano a favor do impeachment de Dilma na Paraíba aconteceu no dia 15 de março, no Busto de Tamandaré. O evento reuniu, segundo estimativa da PM, cerca de 2,5 mil pessoas. A maioria atendeu ao chamado dos organizadores e compareceu usando roupas de cores verde e amarelo. Os manifestantes ficaram concentrados no local por cerca de três horas e depois saíram em caminhada pela Avenida Almirante Tamandaré.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp